Pages

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Various - Greatest French Hits In Europe [2009]

Novembro terá uma única postagem também pessoal, porém acredito que irão apreciar bastante o que escolhi para vos apresentar.
Como já falei algumas vezes, sou muito fã de compilações, pois elas além de reunir grandes hits ou pelo menos um apanhado de música interessantes, as mais tocadas, mais pedidas, enfim, nos ajudam a descobrir aquele grupo, cantor, cantora, trio, que tem aquela música de que gostamos que poderá figurar certamente em nossa cdteca.
Essa compilação que vos apresento é uma reunião de grandes hits franceses que marcaram o continente europeu, e claro marcaram outros continentes também, mas que se destacaram especialmente lá. Greatest French Hits nos brinda com grandes canções de várias épocas, temos a clássica e conhecidíssima Voyage Voyage, até hits esquecidos como "Dur, Dur d'être Bébé " do menininho prodígio dos anos 90, Jordy, que ainda se encontra no mundo artístico hoje excurcionando pelo Indie/rock numa banda chamada Jordy and The Dixies.
Temos ainda "Moi...Lolita" da Alizée e a magnífica Sadeness, do projeto musical Enigma que também entrou na tracklist, parte em latim, parte em francês, essa canção foi concebida pelo engenhoso e criativo romeno naturalizado alemão, Michael Crëtu, uma prova da extensão da língua francesa, o caldeirão cultural da francofonia. Com certeza essa música não teria o mesmo impacto se fosse em inglês, acredito.
Outros sucessos que destaco são "Joe le Taxi", da Vanessa Paradis, aqui no Brasil foi interpretada pela Angélica. Desechantée também está aqui, mas em versão original interpretada pela competente Mylene Farmer, bem oitentista. France Gall, eterna e saudosa France Gall, aparece com "Ella, Elle la", a dançante "Tu es foutu," famosa no início da década de 2000 é outra música que integra esse disco, na voz da inigualável In-grid. Temos ainda a 1ª dama, Carla bruni com a suave "Quelqu'un m'a dit", só conhecida dos brasileiros em 2006 pela novela global Belíssima, mas já no mercado à 4 anos atrás e o nosso querido Laurent Voulzy que também se encontra aqui com Rockollection, hit famoso do final dos anos 70 na França, os talentosos meninos do Air com a encantadora "Cherry Blossom Girl" e para encerrar uma das minhas favoritas, "Je t'aime moi non plus" dos eternos Jeane Birkin e Serge Gainsbourg.
Algumas músicas não me agradaram, a exemplo de "Zidane Il A Tape(Coup De Boule)" por La Planche, Plastic Bertrand com Hula Hoop, muito cômica, mas cansativa, pouco cativante o que pode ser dito da infantil e sem sal "Amoureux Solitaires" com a Lio, um fiasco. ¬¬ Bem, ninguém é perfeito e nenhuma compilação é 100% agradável.
É preciso notificá-los que esta compilação não foi encontrada em nenhum site referencial de música, ao que me parece, ele diz respeito a algo produzido por fãs de música, só o encontrei para download gratuito em sites de compartilhamento. Nenhuma referência oficial da existência desse disco consegui obter, nada mesmo, nem data de lançamento, nem gravadora, absolutamente nada. Fiz uma pesquisa em sites oficias de vendas de discos e nada me foi apresentado. Ainda sim, dispensando as formalidades, essa compilação está mais que aprovada para figurar em nossas coleções. Ah vale lembrar que V.A - Greatest French Hits in Europe é uma compilação dupla, seguem abaixo o link para download e a lista de músicas que a compõem.

CD 1:

01. Jane Birkin & Serge Gainsbourg – Je T’aime (Moi Non Plus)
02. Laurent Voulzy – Rockollection
03. Lio – Amoureux Solitaires
04. Plastic Bertrand – Hula Hoop
05. Elegance – Vacances J’oublie Tout
06. Bandolero – Paris Latino
07. Gilbert Montagne – On Va S’aimer
08. Stephanie – Ouragan
09. Caroline Loeb – C’est La Ouate
10. Desireless – Voyage Voyage
11. France Gall – Ella, Elle L’a
12. Guesch Patti – Etienne
13. A Caus’ Des Garcons – A Caus’ Des Garcons
14. Vanessa Paradis – Joe Le Taxi
15. Manu Negra – King Kong Five

CD 2:

01. Enigma – Sadeness
02. Mylene Farmer – Desenchantee
03. Jordy – Dur Dur D’etre Bebe
04. Daddy K – Voulez-Vous Coucher Avec Moi
05. Khaled – Aicha
06. Sash! – Encore Une Fois
07. Manu Chao – Je Ne T’aime Plus
08. Alliance Ethnik – No Limites
09. Kelly Joyce – Vivre La Vie
10. Alizee – Moi… Lolita
11. Noir Desire – Le Vent Nous Portera
12. Yu Yu – Mon Petit Garcon
13. In-Grid – Tu Es Foutu’(Tu M’as Promis)
14. Carla Bruni – Quelqu’un M’a Dit
15. Air – Cherry Blossom Girl
16. La Planche – Zidane Il A Tape (Coup De Boule)

Baixem o CD aqui

ou aqui: Opção 1: GFHIE Opção 2: GFHIE

Créditos dos demais links para o Angelo Bianco do Zona Musical :-)

Me desculpem o arquivo ficou grande, o upei em um único arquivo pra facilitar minha vida, rs, mas tem outras opções pra vcs e afinal o que são 170 MB não é? ;-)

Vídeo de uma das músicas dessa Coletânea: Kelly Joyce - Vivre La Vie, um nome poderoso da música francesa atual que também está em Greatest French Hits in Europe. Essa Música foi um grande Hit em 2001 e ao ouvi-la vocês entenderão porque alcançou esse posto. Com certeza a Kelly Joice estará aqui em outra ocasião, música fantástica!



4 comentários:

Francis Mary Rosa disse...

Super Riba! Muita gente que não conheço e até o saudoso Manu negra....vou conferir!! Obrigada!;)

Shakespeare disse...

Opaaaa cada dia melhor seus toques heim M.Riba. Merci encore

Claudia Ka disse...

Uau.
136 seguidores.
O.o'
(invejinha)

Ribamar Bezerra disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tu ehs uma onda visse Clau