Pages

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Stromae - Cheese [2010]

Selecionei para outubro um dos artistas que considero revelação em 2010, Stromae (no verlan, linguagem vulgar usada especialmente pelos jovens franceses, significa maestro). Acredito que este artista deu um verdadeiro 'Up' no francês esse ano. E o interessante é que o vi disponível para baixar em um site que uso como referência para muita música francófona que acaba vindo parar aqui. Deixe-me contar como o descobri. Em uma de minhas visitas a esse mesmo site, eu me deparo com uma capa de cd, nela está um rapaz caricato, com aparência miscigenada (etnicamente falando, ele é realmente estranho, não entendam isso como racismo por favor) e com um figurino típico dos anos 50 eu diria. Uma figura exótica, extremamente magro, mas bem carismático e com uma voz inconfundível, então eu decidi baixá-lo, baixei o cd desse dito cujo 'caricato' e algum tempo depois me dignei a ouvir, e não é que me agradou de cara, digo, de ouvido.
Antes de falar de sua obra eu preciso contar a vocês quem é o Stromae. Seu nome verdadeiro é Paul Van Haver e ele nasceu em Bruxelas em 12 de março de 1985 . Seu pai é ruandense e sua mãe belga, o contato com seu genitor deu-se apenas 3 vezes em sua vida, o que demonstra uma vida familiar desestruturada, aos 11 anos ele já demonstrava interesse pela música e mais tarde passou a frequentar a Académie Musicale de Jette, estudando história da música e bateria. Ele começou a excursionar pelo mundo da música como happer, com um nome parecido com o hoje, Opmaestro. Porém, esse mesmo nome foi invertido e editado, resultando em Stromae. Em seguida, aos 18 anos, ele fundou um grupo de rap chamado Suspicion, junto com o rapper Jedi, em Eichof, mas este projeto também não foi adiante e a dupla se desfez. Estudar na Europa não é tão fácil, e custear os estudos foi um tarefa difícil para o Stromae, que acabou realizando outros trabalhos para mantê-los.
Lançar seu primeiro disco só foi possível quando este deu entrada no Institut National de Radioélectricité et Cinématographie, onde produziu seu primeiro EP, "Juste Un Cerveau, Un Flow, Un Fond Et Un Mic…", em 2007. No ano seguinte, ele finalmente consegue assinar contrato com duas gravadoras, a "Because Music" e a "Kilomaître" e passa à produzir músicas para outros artistas.
As mudanças em sua carreira só começaram de verdade quando começou a trabalhar na NRJ, uma das maiores rádios da Europa. O diretor da filial Belga da NRJ, Vincent Verbelen impressionou-se com a qualidade de seu trabalho, Stromae, já havia produzido o single de Alors on danse. Verbelen resolveu investir no rapaz, e divulgou a música na rádio, qual foi a resposta do público? Imediata e entusiasmante, em poucas semanas, 'alors on danse' havia se tornado nº 1 no Top belga e em seguida houve o reconhecimento de outras gravadoras, a Vertigo e a Mercury France, ambas subsidiárias da Universal passaram a distribuir a
m
úsica em suas respectivas regiões.
O alcance de Alors on danse deu-se em outros países, alcançando o top nº1, como a mais tocada, na França, Romênia, Holanda, Grécia, Alemanha, Áustria, Turquia, Suíça, Itália, Dinamarca e República Tcheca. Esta faixa
permaneceu em primeiro lugar durante várias semanas, tudo isso se deu em maio desse ano, apesar de suas primeiras exibições de darem no fim do ano de 2009. Em setembro a versão remix com o Kanie West, um dos maiores nomes da música atuai que rendeu-se ao até então desconhecido belga e produziu junto com o próprio Stromae uma faixa remix para um das versões de seu 1º single de sucesso, reconhecimento mais que bem vindo, visto a originalidade e qualidade do trabalho do Stromae. Outro single foi produzido, 'Te quiero', também com muito boa repercussão. Em 20 de setembro de 2010, Stromae é indicado para o MTV Europe Music Awards 2010, na tentativa de ganhar uma premiação regional, com Alors on danse. A cerimônia foi realizada no dia 07 de novembro em Madri. A partir de outubro, Stromae lança uma nova versão de Alors on danse, desta vez com uma orquestra sinfônica.
Seu
terceiro single foi House'llelujah remixada por Klaas. Ele também remixou Alors on danse para o especial '300 jours déjà ... concerto de solidariedade para Hervé Ghesquière e Taponier Stephane. Curioso é que em seu Facebook, o Stromae transmitiu um vídeo que traça seu percurso rumo ao estrelato.
Mas, a tão falada "alors on danse é um das 12 músicas do álbum, chamado Cheese, queijo em inglês, um mix de eletronica, hip-hop e New beat, recheado de letras divertidas, que criticam a vida cotidiana, os relacionamentos, os problemas familiares, a estressante vida urbana, enfim, tudo isso acompanhando de uma voz marcante, que mais parece falar as letras que cantá-las, harmonizadas pela criatividade de arranjos, muitos deles bem 'noventistas', aliados à mecanizações pra lá de originais, apesar de tudo partir de uma produção e idéias bem simples, nada de surpreendente, ao contrário de 'grandes nomes', que contam com produções renomadas que resultam em obras medíocres.
Cheese é um álbum que se destaca em meio à falta de originalidade e criatividade da nova geração 'pop' que marca o fim da 1ª década dos anos 2000, apresentando uma salada desengonçada de um monte de repetições e fracas idéias. É decepcionante esse 'status quo' dos dias atuais, que concede a adolescentes caricatos, loirinhas fanhas, ( me desculpem as loiras), e palhaços(as) fantasiados(as) aplausos, prêmios e reconhecimento à sua arte musical de qualidade duvidosa, muitas vezes inaudível. Me desculpem, mas a democracia me permite tais comentários sinceros ¬¬, muitos me odiarão, mas, prefiro ser sincero que calar-me diante do caos cultural que vivemos, rs.
Do cheese, vou destacar além de' Alors on danse', 'Peace or violence', 'Rail de musique' et 'Dodo,' que apesar da batida alegrinha, marca pela sinceridade ao falar da violência doméstica, tocante. Não gostei da faixa homônima, Cheese, um tanto macabra e triste, destoando um pouco do resto do disco, mas tem uma mensagem marcante.
Essa versão que vos apresento contem 12 faixas, aprimeira versão do disco saiu com apenas 11. No caso desta, a última faixa é um bônus, um remix em ritmo de anos 90 de Alors on danse, contagiante por sinal. Ah, não posso deixar de mencionar que o Stromae tem uns vídeos bem interessantes onde ele ensina a produzir música e comenta sobre suas próprias produções, procurem no Youtube que vocês porão em prática vossa capacidade de compreensão oral da língua francesa. Dancei muito ao som desse disco ( e ainda vou dançar muito mais) e espero que ele vos traga tanta alegria quanto trouxe para mim.
Se quiserem saber mais sobre o Stromae, visitem seu Twitter e My Space: http://www.myspace.com/stromae/ - http://twitter.com/StromaeOfficial/
à Tout à l'heure :-)



O CD do Stromae estará disponível num link dentro dos
comentários dessa postagem. Infelizmente o link foi detectado pela DCMA já com a marca de 618 downloads efetuados e tive de retirá-lo, pois eles descobriram meu link, um novo link está disponível nos comentários. Abraços a todos.

'Alors on danse' pra vocês conferir:


6 comentários:

Anônimo disse...

Cara, você precisa aprender a pontuar as frases. Dividir o texto em parágrafos também não faria nenhum mal.

Ribamar Bezerra disse...

Sr.Anônimo,
vc poderia ser mais educado. Meus textos são longos geralmente, então ficar arrumadinho é uma tarefa quase impossível muitas vezes. Quanto à pontuação, bem, posso ter deixado algo passar, e daí? Se não está bom o suficiente não se sinta obrigado a ler. Vou lhe dar uma dica, você precisa aprender a falar com as pessoas, se deseja alguma mudança, saiba pedir. Tudo que posto é lido e relido, algo pode passar, mas assim que detecto algum problema, refaço a postagem. O espaço é gratuito, organizo-o como posso, disponibilizo com muito custo tudo que acho, e ainda tenho de aturar sua grosseria, me dizendo como gerenciá-lo? Faça-me o favor, não o visite, simples assim. Passar bem. ¬¬

Ribamar Bezerra disse...

Segue o link para download do CD

Stromae - Cheese [2010]

http://www.4shared.com/folder/z4282aVl/Stmae_-_Cse_2010.html

Unknown disse...

Liga não ... tem sempre um professor idiota de plantão !

Ribamar Bezerra disse...

Agradecido pelo apoio Cris ^^

gratis disse...

http://www.4shared.com/rar/yr0rPPtF/Stromae_-_Cheese_2010.htm

blog legal pra quem curte frances