Pages

sábado, 25 de dezembro de 2010

Various - Les Dix Commandements [Bande Originale - Version Simple] 2001

Eu sempre escolho para esse mês, músicas relacionadas ao inverno, ao natal, apesar de não ser cristão, mas deixo-me levar pelo clima de festas tradicionais e disponibilizo algo relacionado, nem que seja pelo menos uma das postagens. Como dezembro já está acabando e 2010 ficando pra trás, vou fazer uma postagem final que termina 2010 com chave de ouro :-) Eu ouvi falar do Les Dix Commandements por causa da tal fita de clipes, lembram? Graças à ela, descobri vários artistas que preencheram meu vazio de referenciais culturais, ainda existente naquela época. Hoje temos internet, meio mais rápido e eficaz de conhecermos o mundo francófono dentre tantos outros, supre com competentemente essa necessidade, pelo menos para uma parte, do público, porém julgo que a presença mais constante dos artistas francófonos, de programas voltados para tal fim, nos ajudaria mais e mais, sem falar é claro na divulgação do idioma francês.
Falando um pouco da obra que os apresento, "Les Dix Commandements" ou Os Dez Mandamentos em português, é um musical francês, estrelado pela primeira vez em outubro de 2000, na Cidade Luz.
Fruto da parceria entre Pascal Obispo e Élie Chouraqui, Les Dix Commandements conta a história do povo Hebreu (judeu) e de um de seus representantes mais conhecidos, Moisés, claro que outros aspectos que cercam essa história são narrados: como a fulga do povo hebreu, sua libertação do Egito e da soberania malévola do Faraó Ramsès, a providência divina, enfim, tudo conectado à uma temática maior. Porém que fique claro que não postei esse disco aqui por esses motivos, mas pela qualidade da obra e pela sua capacidade de emocionar. Antes de postá-lo coletei algumas informações básicas e a opinião do povo além mar, muitos gostaram dessa produção, mas, vi que outros tantos, na França, não apreciaram a obra. Uma pena. Aklgun criticaram o fato da produção ser do Pascal Obispo, acho que por ser tão conhecido, ter tantas produções e manter um estilo acabam se cansando dele e em parte perdendo a capacidade em apreiar suas produções, eu particularmente gostei muito.

Esta obra, o espetáulo musical está dividida em um primeiro 1ºAto, contendo 18 passagens e um 2º Ato, contendo 14 passagens, descritas a seguir: Les prières du monde - La massacre - Je laisse à l'abandon - Il s'appellera Moïse - Séti et son empire - Le dilemme - Désaccord - A chacun son rêve - La peine maximum - Je n'avais jamais prié - Le procès - Sans lui - Oh Moïse - Il est celui que je voulais - Celui qui va - Mais tu t'en vas - C'est ma volonté - Laisse mon peuple s'en aller - A chacun son glaive - Les 10 plaies - L'inacceptable - LIBRE - Devant la mer - Mon frère - Une raison d'espérer - Le veau d'or - Les 10 commandements - L'envie d'aimer - Final. Duas versões para a trilha sonora foram lançadas, esta que vos apresento é a versão simples, caso encontre a 2ª versão, de luxo, com dois discos e um encarte extra com referênciasi detalhadas da produção do espetáculo, posto aqui com todo prazer.
Lex dix commandemnts bande sonore originale, mesmo em sua versão simples
nos brinda com grandes e emocionantes títulos, que narram os momentos principais do espetáculo. Canções envolventes, das quais 5 cinco tiveram uma versão em single, são elas:
Apreciei esse disco o suficiente para reconhecer que Pascal Obispo e seus colaboradores tiveram potencial para produzir uma trilha sonora de qualidade sim, bons arranjos, orquestração coerente com o musical e acima de tudo, uma obra marcante pela capacidade de emocionar. A faixa La peine au maximum foi a que primeiro ouvi e me encantou de cara, vi o video clipe também e pude conferir que os mesmos que interpretavam os papeis fizeram os vocais da trilha sonora, mais uma demonstração de talento e desenvoltura. Ah, não posso esquecer de comentar sobre os vocais, belíssimos e marcantes, reforçados por letras muito bem escritas. Vocês também o constatarão assim que baixarem o disco. Justificando as 5 estrelas: simplesmente podemos julgar a obra musical por sua limitação, sendo esta mais elaboranda com instrumentação moderna, talvez algo mais próximo de uma antiguidade distante pudesse dar mais realismo ao musical, porém creio que esse formato de espetáculo demande algo mais animado, apesar de alguns falarem de seu monótona e lenta, eu me agradei bastante, forte e suave na medida certa. Aprovadíssima.


Como essa é a última postagem de 2010, quero agradecer à todos vocês seguidores e admiradores da música francófona e de meu trabalho de 'crítico e divulgador', que me incentivam com mensagens e comentários sempre. Obrigado e um 2011 muito feliz e musical pra todos nós. ^^


Baixem o disco aqui

Confiram La Peine au Maximum, linda!!!


Nenhum comentário: