Pages

domingo, 4 de janeiro de 2009

Dima - Zaho 2008

C'est Zaho qui arrive, L'ovni arrivé tout droit de Montréal. Janeiro, 2009, ano novo, música nova, na verdade essa criatura, chamada é a mais nova sensação nas terras geladas do Québec, nome verdadeiro, Zehira Darabid ou Zahera Bar Abid, nascida em 10 de maio de 1980, tornou-se recentemente cantora de R'nB. Nascida na Argélia, antiga colônia francesa ao norte da África, em Baz Ezzouar, imigrou após completar 18 anos com sua familia, morando em Montréal nos últimos anos. Após conhecer o mundo profissional da musica através de seus produtores, dos quais, Phil Greiss produz suas músicas.
Seu primeiro disco, intitulado Dima, lhe rendeu um premio de melhor artista francês no MTV Europe Music Awards no ano passado. Recentemente foi nomeada no HRJ Music Awards na categoria Revlação Francesa do ano e o single, C'est chelou na categoria Clip do ano, e o que eu posso dizer, simplesmente uma excelente pedida no mundo do R'n'b dominado pelos americanos, ela nada deixa a desejar em termos de voz, bem forte, meio masculina, mas bem afinada, qualidade de produção, arranjos, sonoridade e hits pra lá de dansantes, capazes de animar qualquer festa. Escutem vale a pena! Dima, gíria árabe que significa, sempre (toujours en français) é um disco com produções que se assemelham às do Timbaland, cheias de batidas fortes e cadenciadas e sons bem posicionados subindo e descendo os decibéis de seus "écouteurs" fones de ouvido em francês, nos levando ao êxtase. claro quem não gosta de r'n'b não dirá o mesmo, mas sinceramente, como tudo que digo aqui, Dima foi e é uma experiência bem interessante. Destaco as faixas, C'est chelou, Dima (mesmo título do disco, iniciando o mesmo), Incomprise e F.T.T (Femme tout terrain), me lembra uma múusica d uma rapper americana chamada Sarai que sumiu após o primeiro disco, mas que tinha umas batidas que lembram essa música da Zaho. Uma curiosidade, conheci a Zaho por ela ter feito uma versão da conhecida Give it to me do Timbaland, Nelly Furtado e Justin Timberlake., que intitulou de Tu reconnais, ficou muito boa! estilo; R'n'B site oficial: www.zahomusic.com
para nossa artista.

Link para baixar o disco:
peçam-me por e-mail ;-)

Link pra Tu reconnais também via email


Vídeo da música "La roue tourne" :

6 comentários:

Elvis "Wolvie" disse...

Legal o som da Zaho, Riba! E o clipe é bem criativo, gostei! =DD Simples, mas arrojado!

Ribamar Bezerra disse...

Pois eh Wolvie, muito bom o som dela e o clip bom, como vc disse, simples e arrojado.

Rafa disse...

Faltou explicar o nome "chelou".

Inverta as sílabas: "louche" ou seja: louca!

Achei muito interessante. É uma forma de fazer gíria invertendo as sílabas (coisa que é quase impossível em português).
Em francês se chama "verlan" (ou em bom francês: l'enverse)

Outros exemplos:

Femme => meu-fa => meuf
Parents => ren-pa => rempa
Fête => te-fe => teuf

Origens e explicações de como usar, veja aqui:

http://fr.wikipedia.org/wiki/Verlan
http://french.about.com/library/vocab/bl-verlan.htm

Ribamar Bezerra disse...

Ah eu jah estava saturado de informações, fazer esses posts não é fácil, mas realmente é gíria, verlan eu conheço, mas nunca me interessei em aprender, jah é tão complicado inglês e francês juntos, que dirá gíria rs, mas agradeço a colaboração.

Anônimo disse...

Vale ressaltar: Zaho criou a musica "Tu Reconnais" primeiro.
Nelly furtado, Timbaland & Justin Timberlake utilizaram as batidas pra criar "Give it to me".

A musica da Zaho é de 2008 a deles é de 2009.

marques duarte disse...

ou adoro zaho tem muito tempo que eu escuto ela (amo mesmo!) quem sabe ela consiga ampliar sua carreira mundiamente e quem sabe até um dia ela faça um show aqui no brasil (ai pode ter certeza que eu iria!) ou ela é gata de mais será que ela é casada?