Pages

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Varios Artistas - Putumayo presents Acoustic France [2008]

E terminamos 2008 com a última postagem. Foi difícil decidir, pois, além das dicas dadas pelos freqüentadores do blog, tenho vários discos na agulha, esperando serem apresentados aqui. Escolhi este por ser uma coletânea, o que possibilita apresentar uma série de novos nomes para que o público conheça. A já conhecida série Putumayo nos brinda com esse disco que reune grandes nomes da nova música francesa, promovendo uma agradável viajem por belas composições cheias de sonoridade e poesia.
Neste disco, A Putumayo traz o chame e o romance presentes na eterna e bela cidade de paris, um dos centros do mundo, cheia de sons, culturas, música, arte e belos e diversos rostos, hoje provenientes de várias partes do mundo.
Esta compilação apresenta nomes famosos e outros não tão famosos, mostrando a competente mistura da contemporânea chanson française com o acoustic pop (pop acústico). Alguns dos nomes incluídos aqui, que podemos destacar, são: Thomas Dutronc, filho da famosa cantora francesa Françoise Hardy e do ator de cinema e cantor Jacques Dutronc, cujo a sonoridade foi influenciada pelo lendário guitarrista cigano Django Reinhardt. Temos ainda Sandrine Kiberlain, que lançou seu primeiro álbum, aclamado pela critica francesa, em 2005, ganhando destaque como atriz sendo devidamente premiada em seu pais de origem, a França. Carla Bruni, que recentemente ganhou título de 1ª dama da França ao se casar com o presidente Nicolas Sarkozy, iniciou sua carreira como top model e atriz, mas seu talento musical deu-lhe fama internacional. Diversos outros artistas figuram em Acoustic France e muitos deles passaram pelo menos parte de suas vidas fora da França, adquirindo influências das diversas partes do mundo por onde estiveram, figurando todas nesta coleção. Constance Amiot, com sua brilhante "Clash dans le tempo" nascida de país franceses mas criada parte na África ocidental, parte na área de Washington DC antes de estabelecer-se na França alguns anos mais tarde. Francês de espírito, de origem indireta, temos ainda o Pascal Lejeune, de New Brunswick, Canadá, exibindo um presente para o wordplay além de criar melodias que parecem atemporais, podendo ser comparadas com o lendário Georges Brassens. Outro nome que figura no Putumayo é do Rupa & the April fishes, grupo de São Francisco, teve seu album Extraordinary rendition, lançado na primavera de 2008 pela Cumbancha, sêlo afiliado ao Putumayo World Music. Vocalista e compositor, Rupa passou muitos anos de sua formação no sul da França, onde reside sua mãe. Parte do lucro advindo das vendas desta coletânea é direcionada para ajudar uma organização não-governamental chamada Chain of Hope, em francês, La chaîne de l'Espoir, que prover saúde e educação à crianças necessitadas mundo afora. Para quem interessar conheçam mais do Putumayo pelo endereço www.putumayo.com


Desejo neste ultimo post um 2009 com menos guerras, menos crises, mais amor e solidariedade verdadeira, que todos passamos viver um ano incrível! Ao som de boa musica francófona :-)
Pour Monsieur Ribah

Link para download do disco Aqui


Vídeo da música Mon Ami d'en Haut do JP Nataf ( Ao vivo)


4 comentários:

Anônimo disse...

Ribamar
que pena ter demorado tanto para conhecer seu blogg, mas parabens pela iniciativa e pelo serviço prestado as pessoas que procuram coisas novas e interessantes.
Adorei a Natasha, foi uma otima descoberta para mim.
Valeu cara, um feliz 2009 para voce e muita força.
Aguardo belas novidades.
Rafael Oliveira

Ribamar Bezerra disse...

Ola Rafael, que bom que gostou do espaço, volte sempre e fique a vontade, espere que mtas novidades virão em 2009!!! :-)

Antonio Duarte disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ribamar Bezerra disse...

Num entendi Antônio :-O????