Pages

domingo, 25 de março de 2012

Various - Le mouv' - L'esprit rock [2002]

Olá queridos leitores. Perdão pela demora, mas sabe como é, faltou-me material para postar. Fiquei ouvindo coisas antigas e coisas em outras línguas, acabei negligenciando o francês ^^ por isso vou postar algo com muita coisa para vocês ouvirem. Compilações são difíceis de falar por conterem muitos nomes diferentes, mas consegui informações suficientes sobre esta que vos apresento agora e vamos lá. Le Mouv', L'esprit du rock, uma seleção do melhor do rock francês lançada pela Le Mouv', através do selo Ulm em outubro de 2002, que revelou-se bastante interessante, em especial para os fãs do gênero, na minha humilde opinião. Não é o estilo que escuto com frequência, realmente, mas gostei de dar uma conferida em nomes que ainda me eram desconhecidos ou pouco conhecidos.
Le Mouv' é uma radio voltada ao público jovem com um direção ao rock independente, mas ainda abrange o pop-rock, o metal, rock progressivo, electro, chansons française, dance, reggae, hip-hop, soul e também o r'n'b. Inicialmente dedicava-se exclusivamente ao rock, mas sofreu mudanças em sua programação visto o público e por decisão da diretoria, abrangendo outros estilos. Ela hoje situa-se no coração da França transmite sua programação para 28 departamentos do território Francês. Criada em meados dos anos 80 sofreu alterações e passou para um novo projeto de funcionamento a partir de 1997. Sua linha editorial é fortemente voltada ao desenvolvimento cultural, abrangendo artistas do cenário independente, o que lhe confere um aspecto de ambiente 'cult'.
Curti bastante a seleção de intérpretes e músicas. Destaco os conhecidos Dionysos com Tokyo Montana, uma banda que eu não conhecia bem, só ouvi mesmo o som da Babet, que possui um disco postado aqui, mas que gostei muito, um som instigante, temos ainda o Dolly com C'est pour toi, com suas guitarras eletrizantes. Depois vem o Superbus que eu já ouvi bem e curto, algo mais suave, mais pro pop-rock, depois vem a galera do Zebda, com uma música divertida com ares de folk, engajados em questões sociais, curti muito o som deles! Ah, não posso esquecer do DaisyBox, com franca influência do Sonic Youth e dos americanos do Pixies, trazem um som mais sombrio e irônico, mas que agradou bastante. Destaco ainda Autour de Lucie, 'poxa', show, um som mais pop-rock, mais suave, mais a minha linha, esse pessoal surgiu em meados dos anos 90 e manda muito bem, pense numa sonoridade envolvente. Kaolin, que em breve posto aqui, espero, é outro som legal demais que consta nessa compilação, com a música "Pour le peu" é outro que vem com uma sonoridade mais pop, inspirados em nomes como Bob Dylan, Gérard Manset ou mesmo The Cure, conquistam de cara com uma produção de qualidade. L'oeil, com a música pantin foi outra descoberta interessante, meio triste, me conquistou, arranjos, a voz do Gilles Doyen é muito boa. Mass Hysteria é o próximo grupo que apresenta um som interessante, indo mais pela linha do metal, pode ser incluso no estilo fusão, tem uma certa pegada eletrônica que me animou, a faixa remède, do álbum Cercle en cercle, demonstra características de um som mais ambiente com a presença de mais vocais. Humm...deixa eu lembrar vocês do Luke, musiquinha instigante, Comme un gant, do primeiro disco deles, demonstra uma pegada bem estilizada de rock francês e pop inglês que de primeira conquista o ouvinte, arranjos muito bons, vocais bem colocados, sabe aquela música que marca, pois é, o Luke vai vir para cá, com certeza. Bem é isso pessoal, fico feliz pelas descobertas que fiz com esse disco que eu baixei sem muita empolgação, mas que me revelou nomes promissores da música. Espero que gostem da sugestão. O link para baixá-lo tá logo abaixo. Ouçam a radio Le Mouv' e descubram mais, aqui o site. :D



Baixem L'Esprit du rock aqui Aqui

Confiram o som do Luke, Comme un gant. Muito bom!


7 comentários:

Leandro disse...

Excelente Post! obrigado por compartilhar essas preciosidades!

Ribamar Bezerra disse...

Por nada Leandro. É um grande prazer p/ mim. :-D

rafiusky disse...

Excelente indicação, porém, o link do 4shared não está mais funcionando =/

Ribamar Bezerra disse...

Olá Rafiusky,
testei o link e tá funcionando normal viu :-/ Esse 4shared tá é doido. Testa outro Navegador, o mozilla funcionou legal aqui.

Fábio Sinai disse...

Oi! Muito bom o blog e principalmente esse post, venho procurando a tempos músicas francesas que me agradem e finalmente consegui achá-las nesse blog; mas estou com o mesmo problema do rafiusky, aqui o link do 4shared não está funcionando; você não teria outro link do arquivo?

obrigado!

Ribamar Bezerra disse...

Verei outro link então pessoal :-D
Agradeço pela visita.

Ribamar Bezerra disse...

Pessoal, re-testei o link e aqui funcionou bem, testem valeu?

1 abraço a todos