Pages

sexta-feira, 30 de março de 2012

Laurent Voulzy - Saisons:Best of[double disque] [2003]

Encerrarei março com esse que é um dos grandes nomes da cena musical francesa remanescente de décadas anteriores. Monsieurs et madames, Laurent Voulzy.
Vocês o conhecem do disco Avril, postado já algum tempo aqui mesmo. Pois é, esse é outro lançamento que não pode faltar na 'mp3teca' ou 'CDteca' dos internautas admiradores da boa música, isso mesmo, boa música, falo sem medo.
Essa é a segunda compilação da vida musical do Voulzy, lançada em 2003. Nesse trabalho ele reune grandes canções de seus 5 álbuns precedentes, apesar de 25 anos de carreira, ele só possuia até a época de lançamento desse The best of, 5 discos de estúdio lançados.
Laurent voulzy, que na verdade chama-se Lucien Voulzy, nasceu em 18 de dezembro de 1948 em Paris. É cantor e compositor. Tendo nascido em Paris, embora de origem guadalupiana, ele só conheceu a ilha caribenha aos trinta e cinco anos. Ouvia as histórias que lhe contava sua mãe ou amigos desta sobre o paraíso tropical distante. Ele cresceu em Nogent-sur-Marne, perto de Paris, onde fez o seu "concerto', pequenas apresentações pela vizinhança.
Voulzy logo cedo enveredo-se pelo caminho da música integrou uma banda desde os tempos de juventude, sempre trabalhando como compositor. Em 1970 ele assina com uma gravadora, mas apenas em 72 é que ele lança seu primeiro single, repetindo lançamento até 76 sem muito êxito.
O sucesso s´p chegou mesmo em 77 com o lançamento de Rockcollection, em parceria com Alain Souchon seu grande amigo e também intérprete de público cativo. Em 1979 ele lança finalmente seu primeiro CD, intitulado Le coeur grenadine, seguido de uma turnê bem sucedida. Sua carreira segue vitoriosa e nosso artista consegue seduzir o público cada vez mais, mesmo contando com um tempo considerável de um CD para o outro, mas como sua música é especial, a cada lançamento ele rapidamente se tornou um dos maiores cantores franceses. Outros álbuns "estúdio": Bopper en larmes, Caché derrière, Avril, La septième vague e Recollection lançado em 2008, comemorando seus 30 anos de lançamento de seu primeiro grande Hit. No final de novembro de 2011, ele lançou seu mais recente trabalho Lys and love, com o lançamento do single Jeane, para promoção do álbum.
Às vezes comparado a Paul McCartney, é um fã absoluto dos Beatles apesar de admitir influências que vão do Brasil para o tecno. E toda essa influência pode ser verificada em suas canções que às vezes tem aquele elementos de tropicalidade, um pouco de rock dos anos 60/70, arranjos eletrônicos bem atuais, e uma grande variedade de instrumentos em suas produções.
Apesar de uma projeção não tão grande, ele mantem um público fiel e apaixonado, entendo porque sempre que o ouço, o disco Avril por exemplo é apaixonante. Música de verdade, cheia de letras e de poesia, instrumentos, ambientação agradável, melodias inesquecíveis.
Sobre o Saisons temos visível a importante contribuição de seu amigo Alain Souchon nas letras em especial, uma bem sucedida é um par de cantores / compositores e compositores inéditos no pop francês e marcou um tubo de quase todos os trimestres desde a idade média da década de 1970 até pelo menos o final de 1990.
Junto com seu comparsa Souchon, o Laurent forma uma dupla poderosa de compositores/cantores/ que publicavam suas canções nos "45s" (mais freqüentemente chamado des "maxi singles", nos dias atuais), coletados ao longo do tempo em várias compilações. No primeiro disco temos hits antigos indo de
"Rockollection", em versão curta, Max inaugural da carreira do Voulzy até "Le soleil donne", incluindo a faixa-single inédita de 2003 "Là où je vais". Este primeiro disco é bem saudosista, bem anos 80 e fins dos 70, com uma sonoridade bem marcante, o último hit desse disco é de 1988, a exceção da primeira faixa, aí já viu, quem não curte o estilo dessas épocas, não reclame que eu não foi avisado. Temos claras influências de grandes nomes como Byrds, Beatles e Bee Gees, nestas produções.
O segundo CD aborda o período mais recente da carreira do Voulzy, desde início dos anos 90. Vários títulos demonstram a incursão pelo uso dos sintetizadores (estranho para um Rickenbacker virtuoso), começando com
"Cache derrière" até a belíssima "I want you", um verdadeiro mantra. Muitas faixas do álbum 'Avril' constam no disco dois, fornecendo mais da metade dos títulos, coisa que eu gostei bastante, ao mesmo tempo é ruim para quem já tem o cd e ele poderia ter incluindo alguma versão um pouco diferente dos discos anteriores. A faixa "Le Pouvoir des fleurs ', primeira música do Laurent que eu ouvi na vida, graças ao Jóias da música francesa também consta nesse trabalho, linda demais! Realmente esse disco duplo do Laurent voulzy é uma excelente pedida para quem aprecia boa música.


Podem baixar o disco do Voulzy aqui

Confiram a animada Là où je vais.




Nenhum comentário: