Pages

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Les Innocents - Post-Partum [1995]

E concluímos fevereiro com esta que é uma das melhores bandas de rock francesa das décadas de 80 e 90! Les Innocents :-)
Criado em meados de 82, Les Innocents são fruto da união de amigos. O grupo lançou um 1º single intitulado Palema(1985), que infelizmente não fez sucesso. Apenas em 1987, com o lançamento de Jodie(1987), que os ventos do reconhecimento sopraram para nosso amigos. Outros Eps e singles foram lançados, e o 1º disco só veio a sair em 1989, intitulado Cent mètres au paradis. Engraçado que foi no Québec que o reconhecimento e sucesso foram mais intensos com Cent mètres au Paradis, Miss monde pleure e Saint-Sylvestre, singles retirados do 1º album.
O estabelecimento da carreira veio e projeção para o grande público francês só veio com o lançamento de Fous à Lier, lançado em 1992, destacando-se os hits Mon Dernier Soldat (Toi Mon Roi), L'autre Finistère et Un homme extraordinaire. Nessa época seis canções do álbum estouraram nas rádios. O disco seguinte foi Post-Partum 1995, disco que confirma o talento e popularidade do grupo, marcando o auge da carreira da banda. O single Colore foi um dos singles mais difundidos nas rádios em 1996. Este sucesso e o primeiro single do álbum Un monde parfait, permite-lhes uma considerável repercussão no Québec.
No decorrer de sua história o Les Innocents tiveram mudanças de seus componentes, mas não perdeu qualidade. Entretanto com a recepção morna do público de seu último álbum em 1999, Eles se separaram em 2000, desgastados pela bela aventura e algumas divergências musicais. Uma compilação de seus maiores sucessos, Meilleurs Souvenirs saiu em 2003. O Cantor J. P. Nataf, entretanto continuou sua carreira solo. Dois álbuns foram produzidos, o Plus de sucre em 2004 e Clair em 2009.
Falando especificamente desse trabalho, posso dizer que Post-Partum é realmente um dos melhores trabalhos deles. Nele podemos apreciar a beleza de textos oníricos, o refinamento de suas melodias, a elegância simples das suas disposições, a magnificência das guitarras, a harmonia delicada de sua vozes entrelaçadas. Esse disco é resultado de dois anos de trabalho duro, Post-Partum é um trabalho bem consistente, coeso, que os ouvi-lo sentimos dificuldade de pular uma faixa sequer. A emoção emerge e é bem poderosa a ponto de não nos deixar durante todo o disco.
Percebemos nesse trabalho um pop e swing desamarrados e imagens que falam de desilusão e ferimentos sentimentais, a cada canção ecoa uma dor que paradoxalmente nos apazigua. A dupla Jipé e Jean-Chri são uma adição a mais nesse trabalho, dando aquela interpretação que não decepciona. Quero e preciso destacar as faixas "Un monde parfait", "Long, long, long", "Lune de lait", "Des jour adverses" e minha preferida a encantadora "Colore", realmente canções inesquecíveis. Les Innocents trazem um rock-pop genial e que bom que compartilham-no conosco, só nos resta então ouvir e se deliciar. Merci e comentem a sugestão pessoas. ;-)


Baixem Post-partum aqui

PS: espero que meu link sobreviva ^^

Confiram Un monde parfait belíssima.

2 comentários:

Leandro disse...

Olá, descobri seu blog por acaso e gostei muito! Estou estudando frances e pra mim as suas dicas sao muito preciosas! Obrigado por compartilhar e continue o bom trabalho! Merci!

Ribamar Bezerra disse...

De rien caro Leandro, c'est plaisir :-D