Pages

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Various - Mon Amour [1982]

Eu ia esperar mais um pouco para postar esse disco, mas me inspirei ao ouví-lo e decidi fazê-lo, sei que muitos gostaram de tê-lo, pronto justificado. É interessante que mesmo repleto de velhas canções, essa coletânea, lançada pela globo a décadas atrás, possui uma notável seleção de grandes clássicos da música francesa. Acredito que a som livre seja a única gravadora vinculada à uma emissora de TV que publique coletâneas com música francesa. Ainda sim muito bom pra gente. Sabe mesmo com o material disponível em mp3 internet afora, ver algum tipo de lançamento pelas vias formais dá uma notoriedade ao idioma, a música que tem lá seu valor. O problema no Brasil são as coletâneas que insistem em trabalhar exclusivamente com músicas antigas. Como se a música cantada em francês não tivesse evoluído. Saco ¬¬ Eu tô postando porque essas canções têm um valor sentimental pra mim ;-) Ainda me lembro do tempo em que estudava na cultura francesa e ouvia esses hits que já eram velhos naquela época, mas traziam uma magia ao ambiente que marcou-me para sempre.
Para os novos ouvidos realmente será algo estranho, talvez entendiante mas para os amantes da boa antiga música, ah , certamente apreciaram bastante essa seleção. Eu tenho minhas preferências nessa coletânea, mas todas tem algo especial, remontam a anos de marcante movimentação cultural, de mudanças sociais, e claro, magia e muito amor.
Começamos a lista de canções com a saudosa
Ma vie na voz de Alain Barrière de 1963, em seguida a belíssima Butterfly, interpretada pela voz macia do Daniel Gerard, e seguimos com a inesquecível Et si tu n'existais pas, interpretada majestosamente pelo Joe Dassin, que acreditem
vocês era americano, de Nova York, nascido em 38, ficou famoso com seus hits franceses, essa canção é de 1975, do disco
Le Costume blanc, ela foi um de seus grandes êxitos e rendeu-lhe bastante notoriedade. Irrestiblement é o próximo hit, na voz da Sylvie Vartan, uma das grandes intérpretes da canção francesa, ainda viva, possui uma longa carreira, tornou-se ícone nos anos 60 e alcançou a posição de artista cult, esta canção realmente comprova tal status. Temos ainda Adamo com a compenetrada Inch'Allah, Paroles, Paroles um belíssimo duo entre a já falecida Dalida e o Allan Delon que foi sucesso de 1973, sendo primeiro single do ábum Julien.
Continuando com nossa tracklist temos ainda uma pérola da antiga música francesa, Les Marionnettes com o Christophe, bem animadinha, é um dos grandes sucessos da década de 60, encontra-se no 1º disco do Christophe, Aline de 1965. A triste Emmanuelle, interpretada pelo Pierre Brachelet, também pode ser ouvida nesta coletânea, assim como a envolvente Love me please love me do Michel Polnareff, o subversivo David Bowie da França, com seu famoso look andrógeno, foi bem criticado, mas conseguiu vencer os carolas e figurar entre os grandes hits das décadas de 60 e 70. Temos ainda Natalie, cheia de swing, interpretada por Gilbert Becaud o conhecido
Monsieur 100000 volts. Depois temos a eterna Piaf com Non, Je Ne Regrette Rien e sua clássica interpretação, bem dramática na minha opinião, também se encontra aqui e para finalizar Un chant d'amour, Un chant d'été de 1973, na voz do Frederic François bem melosa mas, cheia de calor apaixonado que também nos faz lembrar os velhos e bons tempos dos discos de vinil, em seguida Richard Anthony canta um delicioso e animado Pot-Pourri: Nouvelle Vague_Donne-moi Ma Chance_C'Est Ma Féte_Tchin, Tchin_A Toi de Choisir_A Present, Tu Peux T'En Aller cheio de espírito Ye-ye-ye bem anos 70, cheia de músicas conhecidas, não consegui descobrir quem a regravou no Brasil, mas vocês reconhecerão de cara.
E por último, uma de minhas preferidas, Je t'aime moi non plus dessa vez na versão original, interpretada pelo saudoso Serge Gainsbourg e a Brigitte Bardot. Esta canção causou furor na época, e a versão contida aqui não foi lançada por que a marido da Brigitte, o industrial
Gunter Sachs, não permitiu sua vinculação, por isso uma segunda versão interpretada pela Jane Birkin foi produzida em 68 e fez um grande sucesso, inclusive um filme com o mesmo nome da canção foi produzido posteriormente, em 1976.
É isso pessoal, espero que curtam bastante esta produção que foi descoberta por mim, por acaso, durante minhas muitas pesquisas que me levaram ao site do Arnildo, o http://arnildosites.blogspot.com/ que está cheio de pérolas musicais de várias décadas esperando para que vocês confiram e se deliciem :-). O bom desse achado é que as capas do vinil foram transformadas em encarte para Cd, muito bom, dá pra imprimir e dar de presente, por sinal bela capa. Até a próxima postagem pessoal.


Vocês podem baixar o Mon amour aqui pessoal

PS: pessoal podem editar a faixa 14 ao baixarem o CD, pois eu esqueci e upei-o ainda com o título incluindo o nome da Jane Birkin, no encarte esse título foi mantido também, desculpem, mas eu só vi que era a outra versão, quando escutei tudo.

Confiram o clipe original de Paroles, Paroles, gosto muito dessa música.




3 comentários:

Mauro disse...

Muito legal! Tinha este LP em casa e a capa me inspirava muito na adolescência kkkkk. Valeu! Também gosto muito de Parole Parole. abraço!

Ribamar Bezerra disse...

Fico feliz em ajudar e oferecer novidades e velharias amigo Mauro.

Bom dia pra vc

Anônimo disse...

Fazia tempo que procurava algumas dessas músicas. Aliás, umas nem lembrava direito do nome. Tinha esse LP em casa e sumiu uns 20 anos atrás. Obrigado por postar. Tudo de bom.