Pages

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Jalane - Jalane [2002]

É interessante que quando estamos predestinados a algo, biológica, psicológica, cultural ou 'sentimentalmente' as coisas acontecem. Estar ligado à cultura estrangeira sempre foi meu forte, por mais que eu quisesse me integrar a cultura local, sempre meus instintos me levavam a algo além das fronteiras geográficas, foi assim que sempre descobri gente nova no mundo mundial da música e novos estilos musicais que a maioria das pessoas ao meu redor nem sonhava que existisse.
Descobri essa artista assim, num vídeo da TV5, boa e velha TV5, numa das salas da central de línguas na Universidade que transmitia o canal francês a todos os alunos e professores. De repente aquela bela moça loira cantando uma música completamente distante do estereótipo que normalmente as pessoas tem da música francesa, modéstia a parte, estou aos poucos ajudando a mudar esse conceito e fico feliz por isso.
Ah, a jovem e bela cantora chamava-se Jalane e cantava uma música contagiante
chamada 'Ma Musique', nossa, quem é? Que música legal, dançante ambientada em um vídeo clipe moderno, onde consigo o cd dela, aí estava o problema, até pouco tempo, mas chego nessa parte depois. Bem, continuando, deixei a curiosidade alcançar o meio virtual já existente, apenas algumas faixas consegui baixar, mas não tinha onde gravar, início dos anos 2000, computador com gravador de CD era algo raro, então me contentava em ouvir no pc. O tempo passou, a internet evoluiu, mas nunca consegui achar um cd dela inteiro pra baixar. Deixei passar até que decidi comprar, achei onde e aqui está ele pra vocês meus queridos leitores. Isso mesmo comprei, sabem onde? Amazon,com, por um preço incrivelmente bom.
Vamos falar da Jalane, ça va? Bem, ela é considerada, pelo menos era a Princesa do R'n'B e seu 1º disco, este que vos apresento, teve considerável aceitação do público, principalmente por sua voz encantadora e sua real ligação com a soul music, aspectos que a tornam especial, não mais uma 'loira bonita e gostosa' que aparece pra ganhar muito dinheiro
e fama, até porque suas letras tem conteúdo e sua música tem personalidade própria o que falta a muitas artistas do gênero. Ela é francesa, nascida em Paris em 20 de outubro de 1975, seu nome real é Géraldine Plaut, Jalane é um nome artístico que surgiu em homenagem a seu tio, Alan Shelly, renomado na região do Caribe, já falecido. Sua carreira começou como dançarina e backing vocal da banda Les Kings du Swing, em meados dos anos 90 ela inicia sua carreira como cantora, com o lançamentos de dois singles, em 96 e 97, mas o sucesso só veio tempos depois. Jalane sempre quis mais do que seguir outros e criou seu próprio estilo musical, ganhou reconhecimento junto ao coletivo IAM com sua participação na trilha sonora do filme Taxi em 2000, ai as coisas aconteceram. Em maio de 2001 ela lança o 1º primeiro single daquele que seria seu primeiro disco, auto-intitulado Jalane, Femmes (cette fois je sais) que lhe rendeu reconhecimento imediato, no ano seguinte saem mais dois single, Ma musique, música que conheci primeiro e Où va le monde, com participação da Diam's, dois hits muito calorosos e instigantes. O cd foi bem recebido Ma musique estourou nos charts franceses e o reconhecimento do grande público veio finalmente.
Apesar de sua imagem comercial, o que muitos vão julgar como alguém que produz música sem qualidade, esconde um verdadeiro potencial artístico. Nesse álbum
encontramos várias e importantes participaçõpes Ben-J, Quentin (compositor em algumas faixas junto a Jalane como em "Ange Eternel"), também temos: Pit, Jimmy Finger, produtor de "Où va le monde "), o dueto já citado com a Diam's em "Où va le monde ", Nubi de Futuristiq, convidado em" Tout est claire ". Duas outras participações fundamentais no disco são K-reen e China, elas estão em uma das fotos do encarte com a Jalane, muito boas essas duas, colaboram divinamente.
Se o disco nos permite ouvir uma sonoridade bem produzida (entre estúdio e ao vivo), ele também deve ser considerado em termos de letras: Jalane junto com Diam's escreve sobre o amor, mas também o caos do planeta, o consumo exagerado de cigarro, alimentos e sexo, e o problema de uma menina branca rejeitada pelo pai só porque está esperando um filho de um homem de cor. Com certeza um álbum pop e hip-hop, nascido da fusão de um filho dos Corons (ver definição aqui) com uma criança dos subúrbios, essa ultima consideração foi retirada de um texto de crítico de música que definiu bem a alma do disco, achei interessante inserir aqui. Uma mistura envolvente de romantismo, ao mesmo tempo de furor dançante e sofisticação nos ritmos e produção musical. Recomendo. Visitem seu My Space: http://www.myspace.com/jalanemusic, lá tem música de seu mais novo disco, em breve ele estará aqui. Ah e como consegui esse disco pra postar aqui, visto que é impossível achá-lo gratuitamente na net pra baixar. Achei o disco pra compra via uol megastore, mas ficava mais barato comprá-lo no exterior, e o fiz, Comprei-o, via amazon, curti muito, aqui está ele pra vocês.


Baixem o CD da Jalane aqui

Ma musique pra vocês animarem-se um pouco:


2 comentários:

Francis Mary Rosa disse...

Hum...Riba sempre trazendo novidade...;)meu mp4 já estava carente de algo novo...De inicio a sonoridade e voz do trabalho da "loira gostosa" me lembrou Amel Bent...vou baixar o cd e conferir!
Merci!

Ribamar Bezerra disse...

Francy ma chère, acho que vc vai gostar dela. São essas novidades que preciso me apressar em postar, ehehehe, ou trabalheira gostosa q nao tem fim, rs. Bjão pra tu.