Pages

sábado, 25 de setembro de 2010

La Grande Sophie - Et si c'était moi [2003] [Bonus Unplugged]

Um disco memorável, um rock muito bem feito, uma voz jovem e músicas empolgantes! Poxa vida que disco viu! E como sempre digo, rock não está em minhas preferências iniciais, mas esse disco com certeza fica na minha Cdteca, escutei-o todo, bem como poucos discos conseguem minha atenção, não é a toa que este álbum rendeu à La Grande Sophie o prêmio "Victoires de la Musique em 2004". Essa nova versão foi um re-release, relançamento do disco no ano seguinte de seu lançamento original, 2004, contendo 3 faixas bônus (15. Du courage, 16. Rien que nous au monde e 17. Sa petite volonté) e eu comprei pra mim, pois queria muito, muito mesmo esse disco da Grande Sophie, merci Amazon :-). Resolvi repostar esse disco porque gosto muito dele e não podia deixar passar a chance de postar algo que é raro de achar.
Um pouquinho da história da Grande Sophie: Francesa de Marseille, ela
nasceu em Port-de-Bouc em 18 de julho de 1969, enveredando muito cedo pelo caminho da música, montando com 13 anos sua primeira banda, junto com o irmão e um vizinho, sempre demonstrando afeto pela guitarra. Ela foi a precursora do estilo musical chamado "Kitchen-music", movimento dos anos 90 que considerava a atividade musical como uma tarefa qualquer do dia-à-dia.Apesar de ter começado cedo la Grande Sophie só foi descoberta tardiamente, tocando em bares e pequenas casas de show, lançando seu 1º disco em 96, escursionando sempre por pequenos espaços, cobrindo a cena pop-rock underground francesa, demonstrando sempre talento porém só a partir dos anos 2000 ela conseguiu a notoriedade e reconhecimento merecidos, ao assinar contrato com a poderosa Sony Music, tendo seu novo album produzido por gente de peso como Phill Délire, colaborador do Noir désir e Alain Bashung. Em 2001 é lançado seu segundo disco, Le Porte-Bonheur vendendo mais de 30 000 exemplares, graças ao notório sucesso da música Martin, que impõe o estilo da artista, as vezes forte, poderoso e também sofisticado e feminino.Enquanto que admiradora da música anlgo-saxônica, incorpora às suas um mix de coerência em universos completos, desenhando retratos da condição humana. Estando sempre presente na cena alternativa da França, em festivais país adentro, ela acaba por lançar seu terceiro disco, Et si c'était moi de 2003, promovendo em seguida uma grande turnê da Grande Sophie. Em 2005 ela fatura o Victoires de la Musique como "Révélation scène de l'année". A primeira vez que escutei La Grande Sophie, tenho de admitir, que não gostei muito, mas assim que ouvi esse disco nossa!! foi uma experiência muito pra lá de proveitosa, sendo conduzido por um pop-rock, mesclado com um toque de reggae que sinceramente me conquistou, músicas marcantes como Du courage, Ma première ride e Le roi des tourbillons, sim senhor, que disco cheio de sentimento, que me leva a momentos do passado, pois tem algo de novo e algo que lembra o passado mesmo que eu não o tenha ouvido antes, apesar disso é bem original, marcante, cheio de bons arranjos que qualificam cada música tornando-a única, não achei nenhuma 100% ruim como acontece em muitos álbuns, por isso ela se chama La Grande Sophie, um verdadeiro achado! O curioso é que eu comprei sem nem saber que era uma versão com músicas bônus, presentão viu, todas as faixas são em versão acústicas, ficaram ótimas, um bônus imperdível!!.


Querem ouvi-la integralmente, peguem o link pra download aqui
Essa versão foi upada por mim mesmo e já vem com o encarte completo ^^

É um prazer compartilhar com vocês.
Quero agradecer ao apoio do leitores do blog ;-)
C'est tout!

Clipe da Música Du courage, mais uma música nova: Quelqu'un d'autre, pelo vídeo estar com mto boa qualidade resolvi postar, mas essa 2º música não se encontra neste álbum.


3 comentários:

luziangela lima disse...

Monsieur estou passando para lhe desejar um Joyeux Noël e um 2011 maravilhoso!

Ribamar Bezerra disse...

Lu!! :-)
Que vc tenha tido un Joyeux Noël e que o ano nono seja repleto de felicidades :-)

Francis Mary Rosa disse...

AH ! Quelle Merveille!! Eu conheci a "Grande sophie" pela música "Du courage" e gostei muito...estava baixando as músicas pelo limewire, mas mataram o coitado do site....srrsrs Valew Riba pelo presente de natal!bonne année!!