Pages

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Diam's - Brut de Femme 2003

Oui c'est ça, la génération nã nã, Yah yah yah c'est Diam's. Esta jovem e promissora rapper é um dos nomes de destaque deste que é um dos estilos mais promissores em termos de vendagem e publicidade e Diam's não fica atras em qualidade. O Rap não é um estilo fácil de ouvir, cansa, as vezes, enjôa pela estrutura dos sons fortes e cadenciados, da fala apressada, muitas vezes incompreensível, mas consegui escutar esse disco e gostei.
Nossa rapper se chama na verdade Mélanie Georgiades nascida no dia 27 de julho de 1980, natural de Nicosia, capital da ilha de Chipre, litoral da Grécia filha de mãe françesa e pai cipriota. O rap é a sua paixão e ela logo cedo começou a escrever suas próprias músicas. Escolheu o nome Diam's que significa: Objeto de luxo. Composto apenas por elementos naturais. Um diamante que só pode ser quebrado por outro diamante.
A partir dos 15 anos, ela começa sua carreira cantando em grupo amador, através de bairros parisienses como Bagneux e apesar do machismo frequente nesse meio sumicall o nome
de Diam's entra em cena do rap amador e nessa localidade que ela encontra em 1997, Yannick do coletivo Mafia Trece. Com ele, ela divide 2 títulos no álbum "Cosa Nostra" em 1998. Por causa de problemas no contrato, ela desiste da parceria e acha sua independência. O que impressiona e sua garra em permanecer no meio artistico participando da compilação "Le groove prend le maki" com os Neg Marrons. nese mesmo momento ela participa de turnê anti-racismo, "Sachons dire non" e canta no festival rap XXL de Bobigny. Diam's realiza, a impressionante marca de cinquanta concertos entre 98 et 99 mesmo contando com falta de estrucura professional . Em 1999 ela assina contrato com a BMG e lança seu 1º álbum intitulado Premier mandat , com produção do Blck Mozart e distribuição do selo indepentende Reel Up, obtendo participações consideráveis como Monsieur R, Driver e Vibe. Este disco inicial conheçe um sucesso apenas para estímulo dos seguintes, com vendagem de 8.000 cópias, mesmo com participações americanas do mundo do hap, como DV, Khrist e Hether B.
Apresentando-se no Francopholies ela esbarra com seu produtor até 2004, o Choukri, que a ajuda em sua profissionalização. Apesar dos problemas ela não desiste e continua em frente, em 2000
regrava uma musica conhecida do Francis Cabrel, seu ídolo, chamada Saïd et Mohamed na compilação HipHopée, onde ela realiza um dueto de destaque com Laydie Laistee, conhecida rapper da época, na música Un peu de respect . Outro duetos são feitos e várias participações em músicas de outros artistas e emissões de rádio com improvisações ao vivo que lhe rendem status e permanência na mídia. Em 2001 ela participa de outra famosa compilação com o nome "Original Bombattack" nome de um programa de rádio chamado Générations 88.2. Ela interpreta a faixa "Suzy" que conhece considerável sucesso e faz decolar sua carreira. No ano seguinte, 2002, ela recebe proposta da EMI, assinando contrato para gravação de um Maxy Vinil com duas faixas, "Pogo" e "1980", porém devido a problemas internos na gravadora seu disco demora e é lançado apenas em maio de 2003, pelo selo Hostile, o disco intitulado Brut de Femme é considerado pela Diam's como autobiográfico, abordando temas inéditos como a violência conjugal, o status das mulheres nos bairros periféricos onde vivem imigrantes de várias partes do mundo e a ausência da figura masculina na vida de uma garota. O disco é um sucesso e vende cerca de 250 mil cópias, a faixa single Dj torna-se o hit do verão francês deste ano, alcançando a marca de 700 mil cópias, simultaneamente ela participa da trilha sonora do filme Taxi 3, um ícone de destaque entre os jovens franceses.
Esse disco é muito bom, cheio de temas interessantes, faixas divertidas, com arranjos bem posicionados que garantem brilhantismo às músicas, por exemplo a faixa Où je vais, onde ela usa samples da música Tubular bells, pt.1 , famoso hit new age, do Mike Oldfield, muito bom mesmo. Os destaques deste disco vão para as faixas, Dj, Madame qui?(muito divertida com samples em rotação avançada, parece voz dos ratinhos do filme do porquinho Baby, Suzy 2003 e Évasion.


Download do disco via email, merci mes fous!!! :-)

Vídeo da música DJ, esse versão é ao vivo, a versão original deve o embed desabilitado, pena:

2 comentários:

Antonio Duarte disse...

Edith Piaff ?
Tem ?

Ribamar Bezerra disse...

Tem nas postagens de Outubro de 2008, sobre a trilha sonora de La mome! :-)