Pages

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Enigma - Sadeness(Part I) 1990

Nossa último post do mês e falta pouquinho para meia noite, ainda é Halloween e me inspirei no sobrenatural de Engima para cria-lo. O primeiro single posta aqui tinha de ser especial, Sadeness é digno disso. Esse hit lançado em 90 causou furor mundo afora por sua inovação e qualidade, pela primeira vez se misturou música eletrônica com cantos gregorianos e flauta indiana acrescidos de uma voz feminina e sensual e uma masculina e macabra, abordando o tema do pecado X virtude, questionando os desejos sexuais do Marquês de Sade, personagem inspiração da temática abordada na música. Escrito por Michael Cretu (na época possuía o pseudonimo de Curly M.C), Frank Peterson( com o pseudônimo de F.Gregorian) e David Fairstein, sadeness é cantada em latim e francês por isso resolvi postá-lo aqui. Uma curiosidade, o nome sadeness do lançamento do single alemão é o oposto do nome em inglês Sadness.
O clip dessa música é outro aspecto interessante. Nele mostra-se um erudito, possivelmente uma referência ao Marquês de Sade, que adormece em uma mesa em seu quarto enquanto escreve e este tem um fantástico e sedutor sonho de iluminação. Ele se encontra a vaguear por ruínas dae uma catedral o que parece ser as portas do inferno, de Auguste de Rodin que é provavelmente The Gates of Hell ou os portais proibidos, de acordo com o conceito do álbum. Enquanto o homem olha os detalhes do ambiente vê uma jovem e bela mulher que lhe sussurra parte da letra da música em tom sedutor - " Sade, dis-moi" " Sade, donne-moi" . O homem tenta fujir, mas luta contra seus desejos sendo sugado para dentro da porta. Neste momento, ele acorda anscioso e olha ao redor, mas encontra, somente a luz de sua janela que brilha em sua direção.
Essa música é no minimo empolgante, memoráravel um hit de hoje e de sempre, mesmo com sua batida cara dos anos 90 e eu sucesso passado continua até hoje nos corações dos admiradores e fãs do trabalho de monsieur Michael Cretu. Et vive la musique!!

Link para baixar o single(versão britânica):
http://www.4shared.com/dir/4864068/5ca2c1be/Sadeness.html

Os créditos vão para o Marcos Merlin da Comunidade Enigma Brasil que aniversario hoje dia das Bruxas a quem dedico esse post,ele muito contribui para sabermos mais e mais sobre o Enigma! Os créditos da postagem são dele, inclusas mais duas versões além das 4 que figuram o single versão britânica. :-)

Vídeo de Sadeness:



4 comentários:

Anônimo disse...

j'ai cet album. Et je l'aime bien.

Merci pour tes uploads.

Tu connais Zaho? Elle est tunisiene et son CD est trop cool.

Il y a deux musiques que j'adore: La roue tourne et chelou. Regarde-les au youtube.

bisoux

Rafa

Elvis "Wolvie" disse...

Poxa, Sadeness ainda é, na minha opinião distante, uma das melhores músicas do Enigma! Um clássico, sem dúvidas!

Não sabia que era sobre o Marquês de Sade. O.O Achei que tinha algum outro significado obscuro. Legal! Verei a tradução da letra qualquer dia desses.

Ribamar Bezerra disse...

Rafa
je la connais elle sera ici surement :-)

merci pour la visite

Ribamar Bezerra disse...

Pois eh muito fucei, mas tem tanta informação na pagina do Orkut q fiquei com as q achei em outros sites :-) Valeu a visita