Pages

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Zazie - La Zizanie [2001]

Lançado em 16 de outubro de 2001, la zizanie é o 4º álbum da carreira da Zazie e é realmente um disco muito bom, apesar de eu preferir ainda o Rodeo de 2004. Esse disco apresenta uma sonoridade bem agradável, letras inteligentes e a voz suave da Zazie que o tornam único, sendo bem elogiado ao ouvi-lo pude constatar e chegar a mesma conclusão. Como marca registrada ela joga com as palavras e expressões, o que torna sua letras difíceis de traduzir literalmente.
As músicas desse disco demonstram qualidade em composições memoráveis como "Rue de la paix" canção visionária e otimista sobre a paz, a equidade comercial e a ecologia: " Vendo tudo que possuo contra tudo que me falta, vendo o que pode ser comprado contra o que não tem preço", On Éteint, balada frágil e agradável que fala do círculo vicioso da violência doméstica e da alta de amor descrita com meias palavras "Mas os gritos no meio dea noite e nos escondemos debaixo da cama e o medo toma conta rapidamente, Apagamos" e "Danse avec les loops", terceira faixa do cd que saiu apenas o single, retrata a cultura clubber e sua evasão descontrolada da vida, bem dançante por sinal.
O Cd continua com qualidade como podemos notar em "Adam et Yves" explora o tema da homossexualidade, fazendo uma ligação criativa dos nomes Adão e Eva em nomes masculinos, questionando o amor ideal, "o que é normal?" em seguida temos "Aux armes citoyennes" com sua batida suave e a emoção trazida pela voz de nossa artista explorando o tema dos direitos da mulher, "Sur toi" faixa seguinte aborda a questão dos contatos pessoais, nunca escrevemos quando estamos de bem com as pessoas, quando as amamos, quando nos fazem e dizem coisas boas, ela nunca escreve a seu amor por isso. La zizanie tema do cd e Cheese, título em inglês criticam o sistema Star Academy e o culto desenfreado às celebridades. A nona faixa do disco, "Tais-toi et rap" falam sobre tornar-se alguém na vida e ser dono do próprio nariz, ter o futuro nas mãos, criticando o estereótipo dado aos imigrantes norte-africanos ou do oriente médio. "Dans la lune", próximo hit, aborda a capacidade da nova geração em fugir dos problemas herdada das gerações anteriores.
As últimas faixas, Qui m'aime me fuit é uma introspecção da cantora, uma canção sobre a dificuldade para se aceitar. "La fan de sa vie" aborda ainda o tema do culto a celebridade e das pessoas que costroem sua vida em torno disso. e por ultimo temos "Si j'était moi", bem bem introspectiva, falando de si mesma como pessoa, o que faria sde fosse ela mesma, mto dificl entender essa letra.
La Zizanie alcançou direto o primeiro lugar de vendas de discos e vendeu um total de 550.000 mil exemplares. É nominé na categoria Álbum de variedade, POP do ano no Victoire de la Musique de 2002. Zazie queria primeiramente chamar o álbum de Zazizanie sem pôr seu nome sobre o encarte, mas a idéia foi abandonada porque não se tratava de um disco conceito. Também se pensou em chama-lo de Cheese ilustrando-o com uma fotografia da Zazie fazendo a pose certa. A promoção do álbum foi realizada por 'crieurs', uma espécie de divulgador que anuncia produtos usando instrumentos e assim fazendo sua apresentação estes estavam vestidos de Gavroche que anunciaram o lançamento do disco em vinte cidades da França. La zizanie é um disco fácil de ouvir, mas definitivamente maduro e reflexivo.Uffa deu um trabalhão, mas valeu a pena conhecer mais o trabalho da Zazie, espero que curtam também.
Genero: Pop/Variétés pota:9,0, site da zazie: www.zazieonline.artistes.universalmusic.fr/
Esse post ficou enooorrme!!!! :-O

Link para o Cd aqui

Vídeo-clip de Rue de la Paix


Nenhum comentário: