Pages

sábado, 18 de outubro de 2008

Edith Piaf - La Môme (Soundtrack) 2007


O que dizer de Piaf??!! Uma voz inconfundível, que canta com emoção e devoção à arte. Porém definitivamente uma voz difícil de ouvir, cheia de carregado sotaque, de um "q" de tristeza e melancolia que a muitos ouvidos não agradará definitivamente, além da própria cara antiga da música que Piaf fazia, com seus arranjos e sonoridade típicos das músicas das décadas de 30 e 40 e 50 aspecto este que dificulta e afasta ou ouvidos das novas gerações de ouvintes da música francesa. Posta-la em meu blog foi uma necessidade, a música francesa também é composta pelos grandes clássicos, Piaf é um deles, não pude deixa-la de fora.
Édith Giovanna Gassion (de nome artístico Edith Piaf) nasceu em Paris, no ano de 1915, filha de Annetta Giovanna Maillard (de ascendência ítalo-cabila, referente à região Cabília (Tamurt Idurar ["terra montanhosa"] ou Tamurt Leqvayel [terra dos cabilas", em cabila; Kabylie, em francês) é uma região montanhosa do norte da Argélia, norte da África. O seu nome provém do árabe al-qabā'il ("as tribos") e cantava nas ruas e em cafés com o pseudônimo de Line Marsa. Seu pai, Louis-Alphonse Gassion, trabalhava no circo como contorcionista e teve um passado teatral. Esse disco reune grandes sucessos de Piaf como "La vie en rose" (1946), "Hymne à l'amour" (1949), "Milord" (1959), "Non, je ne regrette rien" (1960), o que nos dá uma dimensão de sua música. O Filme la Môme foi lançado em junho de 2007 só chegando ao cinemas brasileiros em agosto do mesmo ano com o título "Piaf - Um Hino Ao Amor" (originalmente "La Môme", em inglês "La Vie En Rose"), direção de Olivier Dahan.
Piaf é uma artista como poucas, levou uma vida de excessos, de muitos amores, algumas tragédias e muito talento, isso é inegável, uma artista na vida e na arte, vivendo intensamente tudo o que pôde, um detalhe interessante de sua vida é que ela teve muitos amantes,
os mais conhecidos foram com Marlon Brando, Yves Montand, Charles Aznavour, Théo Sarapo, Georges Moustaki e Marcel Cerdan. Édith Piaf morreu em 10 de outubro de 1963 em Plascassier (na localidade de Grasse nos Alpes Marítimos) aos 47 anos, com a saúde abalada pelos excessos, pela morfina e todo o sofrimento de uma vida. O transporte de seu corpo a Paris foi feito clandestina e ilegalmente e seu falecimento foi anunciado oficialmente em 11 de outubro em Paris. Édith faleceu no mesmo dia que seu amigo Jean Cocteau. ela foi enterrada no cemitério do Père-Lachaise, (division 97). No demais La Môme Piaf é o que este disco nos oferece, confiram, vale a pena. E assistam o filme. :-)

Fonte: Wikipédia ( parte das informações contidas aqui)

Link para o mesmo:via e-mail


Trailer de La Môme:

2 comentários:

Elvis "Wolvie" disse...

Bem, monsieur, o filme não é excelente, pois pelo que eu soube (e confirmo com a narrativa do seu post), omite muitos aspectos importantes da vida de Piaf.
Contudo, a interpretação da Marion Cotillard é esmagadora! Um dos oscars mais merecidos que eu já vi. Vale a pena ver o filme para admirar o talento dessa jovem revelação.

Ah, e eu concordo com o seu post. É um clássico. Não é ótimo, mas clássico é clássico! ^^

Ribamar Bezerra disse...

justamente caro Wolvie postei-a por ser mais um clássico que gostar de suas canções, algumas apenas.