Pages

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Patrick Fiori - 4 Mots Sur Un Piano [2008]

Conheci esse moço, digo sua música, em 2002 através de uma fita de clips que me foi passada por uma professora, a música era "Que tu reviennes" um de seus grandes sucessos incluso neste disco. Patrick Fiori ou Patrick Jean-François Chouchayan, nasceu em Marseille em setembro 1969 é figura entre a nova geração de cantores franceses da atualidade, apesar de seus quase 40 anos. oriendo de uma familia de 5 irmãos, filho de pai armeno e mãe corsa ele começou dentro da esfera musical aos 12 anos através Frank Fernandel que lhe ofereceu papel na comedia musical "La Legende de santonniers" os 16 grava as primeiras músicas com ajuda da família, sendo o primeiro deles "Stéphanie". Nosso jovem talentoso artista continua sua saga rumo ao mundo da musica participando de outros eventos musicais que vão lhe dando destaque pouco a pouco chegando ao Eurovision no ano de 1993 onde teve a oportunidade de representar a França e o fez com a música Mama Corsica, obtendo 4º lugar dentre os 25 países representados, no ano seguinte lança seu 1º disco aos 25 anos, intitulado Pouisque c'est l'heure. Seis outros discos contabilizam a carreira de Fiori, estando um pouco de cada presente em 4 mots sur un piano seu The best of lançado recentemente. Eu sinceramente gosto de The bests porque nos ajudam a ter uma idéia do estilo do artista e claro de suas músicas.
E o que dizer das musicas do Patrick? Ele tocou muito em 2007 e esse ano, a faixa título do disco que ganhou versao em clip rendeu passou vezes e vezes nos canais de música da tv francesa, o hit chegou aotopo das paradas de sucesso em agosto de 2007, por sinal essa música é muito boa com um clip claro bem feito. Bom elas reunem um pouco de tudo, a música do clip, 4 mots sur un piano em parceria de Jean-Jacques Goldman e fala de uma triangulo amaroso mal sucessido, mas bem ambientado como as imagens o mostram. Baladas são o forte do Patrick tenho de admitir, mas ele faz uma música bonita, sem drama, nao que todas sejam assim, mas ele tem um som legal, emocionante, "Que tu reviennes" é aquela balada gostosa de se ouvir, melosa, mas muito bonita, "Toutes les peines" fala de tristezas e dos sentimentos negativos que sentimos, Juste une raison encore, razão para seguir em frente as intempéries da vida, ah e não podemos esquecer de "Terra Umana" cantada em italiano um título memorável, todas ambientadas por uma boa musicalidade, instrumentos e arranjos que dão um toque especial à música do Fiori.
A titulo de curiosidade é preciso citar outras atividades de nosso artista visto que além de cantar, Fiori ja registra no curriculo algumas participações em filmes, musicais de teatro e na dublagem da versão francesa dos desenhos Mulan (dos Estudios Disney) e O Principe do Egito (da DreamWorks). Profitez vous!!


baixem o CD do Patrick nos comentários tá ;-)

Vídeo de 4 sur un piano (versão de fã) O original teve o código retirado, coisa de proteção a direitos autorais, bléeee :-p, mas vcs podem vê-lo através desse endereço aqui: http://www.youtube.com/watch?v=rex54EGM_3Q&feature=related




2 comentários:

Juliana S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ribamar Bezerra disse...

4 Mots The Best Of [2008]

http://www.4shared.com/folder/lryf_L6F/P_F_-_4_MotsSunP_2008.html