Pages

domingo, 15 de junho de 2008

Coralie Clement - Bye Bye Beauté [2005]

Segunda sugestão do mês esse album da Coralie me surpreendeu. Seu nome figura na atual leva de cantores francófonos, da qual fazem parte ainda seu irmão Benjamin Biolay e Karen Ann, descentendes da linhagem consagrada no final dos anos 60 por nomes como Serge Gainsbourg, Salvatore Adamo, Jane Birkin e Françoise Hardy. Sua marca registrada são canções muito melodiosas, com arranjos melosos e vocais sussurrados e muito, muito sensuais, porém deixam confusa em alguns momentos a interpretação das canções, sinceramente cansa um pouco esse sussurro constante.
Nesse seu segundo disco, a cantora francesa recorre novamente às ótimas composições e à produção do irmão Benjamin Biolay para criar o clima para sua voz diáfana. Quando escutamos Bye bye Beauté verificamos de cara a influência marcante do pop francês dos anos 60, mas meio que de viés, como no dueto à la Gainsbourg na faixa 9 do disco, intitulada "Mais Pourtant", com Daniel Lorca, baixista da banda Nada Surf, que influenciou os ultimos trabalhos da artista. Lorca, aliás, é responsável pela faixa número 1 do disco, com o títuçlo de "L'Indécise", que abre o álbum, que se encaixaria muito bem em alguma comédia romântica, algum filme europeu sobre relacionamentos ou coisa do tipo. O diferencial, em meio a tanta citação sessentista, fica por conta de ecos de anos 80 e guitarras indie rock inseridas nas músicas, presentes especialmente na faixa título e em "L'Impasse", 8ª faixa do disco. Em relação as letras temos o retrato do período em que passou em Nova York viajando e se influenciando
O curioso sobre a influência de seu irmão em sua carreira se deve ao fato de que
apesar de ter estudado música por vários anos, seu dom vocal só foi descoberto pelo seu irmão enquanto ela cantava para ele. Biolay ficou impressionado com ela, e compôs as doze canções de seu primeiro disco, lançado em 2001, que também teve ajuda de Karen Ann. Destaco as faixas: Un beau jour pour mourir, L'infer e Kids segundo single lançado. 3 estrelas pra Coralie, seu sussurrado constante prejudica seu desempenho confesso, fica difícil marcarmos sua voz direito, espero que o terceiro álbum que está a caminho seja diferente.


Baixem o cd da Coralie Clement via e-mail


Ah pra quem interessar após ouvir e quiser adquirir este disco numa cópia original pasmem!! Ele está a venda no site da Americanas.com: http://www.americanas.com.br/AcomProd/580/182132 (O preço tá meio salgado, 34,90, mas quem curtir é só fazer o pedido.
Para download do disco gratuitamente vcs me mandem um email ok, ;-)


Video da música L'indecise (soh tm 1:15, infelizmente parece que todos os vídeos da Coralie tão cortados :-( )

7 comentários:

Elvis "Wolvie" Rodrigues disse...

Tenho uma amiga que adora música francesa, Riba! Mas ela gosta dos clássicos. Tipo, Serge Gainsbourg mesmo. Aliás, ela é filósofa, e nunca conheci alguém que escrevesse tão bem. Me sinto lendo um verdadeiro livro de Hegel, Nietszche e esses pensadores.
Depois indicarei seu blog pra ela. =)

Sobre a Coralie, gostei do nome! XD A música é bacana também, não sei se a ponto de baixar, mas legal! =D E esse clipe deve estar incompleto, apenas 1:15! =O

Ribamar Bezerra disse...

Ok verei outro e posto aki, :-D

Elvis "Wolvie" Rodrigues disse...

Rapaz, ficou estiloso o layout novo! =D

Ribamar Bezerra disse...

Gracias Wolvie San :-)

disse...

Adorei seu blog que achei por um acaso procurando músicas na internet. Não achei a que estava procurando, mas descobri essa mina de ouro! Continue firme e forte!!
Estava procurando o cd "Faites vous des amis" da banda Les Escrocs. Se por um acaso encontrar, dá uma ouvida para conhecer!

Ribamar Bezerra disse...

Ah q bom fico feliz pela visita Jú, seja bem vinda e vou dar uma ouvida nesse grupo que vc sugestionou, grato mais 1 vez! :-)

Anônimo disse...

se tiver como, mande para mim..
gustavo88@globo.com

obrigado!