Pages

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Claire Keim - Où il pleuvra [2011] CD - 175

Decidir o que escutar é sempre um desafio, pedidos e meu gosto pessoal e experiência musicais entram em conflito, mas é bom essa luta pelo que postar. O ruim seria não termos produção musical recente em francês não é mesmo?
Bem, é a segunda vez que falo dessa figura recente do mundo musical, mas dessa vez em uma produção autoral.
Claire Keim, ficou conhecida no meio musical com a bem sucedida participação no duo com Marc Lavoine em seu single Je ne veux qu'elle[2001].
Voltando um pouco mais no tempo, descobri que a Claire nasceu 08 de julho de 1975 em Senlis (Oise), e  foi apresentada ao mundo da atuação no Cours Florent, curso de arte dramática do Dominique Minot, em 1992. Ao lado da atividade de atriz  que a projetou no teatro, televisão e cinema com uma lista de mais de vinte filmes, incluindo Au Petit Marguery (1995), Le Roi danse (2000), Le Roman de Lulu (2001) e Féroce (2002), Claire Keim expande sua carreira aos registar uma música da trilha sonora da série Les Yeux d'Hélène 1994 (olhos série de Helen).
Além de sua participação no grupo Wakam de
electro jazz e no álbum do trio Les Nubians (2002). Claire Keim, como disse antes, ela participa de um dueto com Marc Lavoine ("Je ne veux qu'elle em 2001. A partir de 2005, a Claire passa a ter participação regular nas turnês do projeto Les Enfoirés até que em 2007, um primeiro concerto solo no Festival de Curta-Metragens em Draguignan.
O primeiro álbum de Claire Keim, este que vos apresento, teve seu lançamento adiado várias vezes, até que finalmente foi apresentado ao público em 10 de janeiro de 2011. Intitulado Où il pleuvra (Onde vai chover) o disco foi dirigido por Francis Cabrel, nome famosos do folk francês que assina o texto do primeiro single, "Ça Depend", um hit singular e uma ótima pedida para divulgar o álbum.
É interessante observar que normalmente poucas atrizes chegam ao ponto de gravar um disco e enfrentam certa dificuldade na aceitação do público ao se enveredarem por outro ramo artístico, no caso a música. Mas Claire Keim foi bem sucedida nessa tarefa, gravando seu primeiro trabalho discográfico.
Ela foi galgando os degraus da música pouco a pouco e o sucesso de Je ne veux qu'elle foi muito importante para testar a receptividade do público, a meu ver.
Où Il Pleuvra foi escrito e composto por Claire Keim, a exceção da faixa Ça depend que foi escrita pelo cantor Ours. Apesar de eu ter gostado do disco achei que precisava de mais melodias marcantes, visto sua limitada quantidade de canções, 10 faixas no total. No entanto, ele tem seus méritos como a faixa Mes silences, onde a voz aveludada da Claire é inserida num contexto mais rock, com verdadeira competência e Où il pleuvra, já citada antes e assinada em parte pelo conhecido  Francis Cabrel, que demonstra ser uma viagem sensual e estimulante para o ouvinte, fazendo você querer ouvir outras faixas do mesmo tipo.
As demais canções assemelham-se um pouco à carro-chefe. A participação do Ours nesse trabalho lhe rendeu uma cara de pop-folk típico (Ce matin, Tel que tu es e C'était mieux qu'avant), mas mesmo essa uniformidade me agradou bastante. Esse é um disco perfeito para uma noite chuvosa ao lado da fogueira ou como trilha sonora de um dia ensolarado e feliz.
Eu avalio o produto como de qualidade que atesta a boa escolha do repertório, perfeitamente adequado à voz da Claire. Sério pessoal, quando o baixei e comecei a ouvir achei que ia gostar bem menos. Uma agradável surpresa. ^^




Il pleuvra pode ser baixado Aqui  

Confiram a ensolarada Ça depend ;-)

2 comentários:

Leandro Sampaio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ribamar Bezerra disse...

Link funcionando Leandro.
Hospedado em outro site. Pena que vc retirou o comentário ^^