Pages

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ben l'Oncle Soul - Ben l'oncle soul [2010]

          
E eu brindo maio com mais música interessante. Esse cara merece no mínimo um curtir, uma estrela a mais e a pista cheia de   gente para curtir seu som. E quem é esse cara tão entusiasmante? Ué, no mínimo uma espécie de Amy Winehouse de calças, Mande in France. Isso mesmo, uma versão masculina que canta bem demais e
Ben l'Oncle Soul é aquele artista francófono que pouca gente, salvo os francófonos que acompanham atualidades imagina que exista. De nome Dutertre Benjamin nasceu em 1984, em Tours (Indre-et-Loire). Ben l'Oncle Soul, nome artístico sabe de cor a música negra americana clássica de Stevie Wonder com John Legend passando por Al Green, D'Angelo, percorrendo sua juventude ouvindo-os e imitando-os.
Mas é muito difícil obter êxito em uma carreira neste estilo sozinho e mais cantando em francês, certo que ele canta faixas em inglês também, cerca de 5 das 14 faixas do álbum. Nosso jovem artista, com cara de garoto de comercial de olhar um pouco louco, tem uma idéia que pode funcionar: interpretar hits atuais com boa recepção nas rádios, a exemplo de "Seven Nation Army" do White Stripss, dando-lhes um tratamento à sua maneira. E não é que deu certo, a brincadeira logo se transforma em uma série de concertos na capital e no interior, que culmina com o lançamento EP digital Soul Wash Lesson 01, em outubro de 2009. Ao mesmo tempo, Ben colabora com os vocais no disco do happer Beat Assailant depois de participar de seu álbum Rhyme Space Continuum. 
            O lançamento de seu primeiro álbum homônimo em maio 2010, faz com que Ben l'Oncle Soul se torne figura cativa do público, tanto por seus shows impecáveis quanto por seu visual e música descolados. Tornando-se o novo queridinho da mídia, L'Oncle Soul é recompensado pelo bom posicionamento de seu disco, alcançando o quinto lugar entre os álbuns mais vendidos. Ben l'Oncle Soul em 2010 foi a revelação do momento na França, e foi nomeado para vários prêmios, como o de Melhor Intérprete masculino no Globe de Cristal e de Artista revelação no Victoires de la Musique, que acabam indo para em sua estante em 2011.
        Ben l'Oncle lança seu primeiro álbum ao vivo, gravado em Paris,
em outubro de 2011. Uma oportunidade a mais para seus muitos espectadores reviveram os bons momentos passados em sua turnê divertida com um soul revisitado, incrementado por belas imagens, que era o que estava faltando.
      Eu, francamente usarei a expressão comum aos franceses e digo bravo!  Ben l'Oncle Soul é um artista de qualidade e traz um trabalho que inova e anima aos mesmo tempo,renovando um pouco o horizonte musical atual,  a algum tempo saturado pela produções pop/eletro.
Esse trabalho é um álbum que definitivamente não decepciona, absolutamente não! Entre faixas em Francês e Inglês,  recebemos uma dose de alegria a cada momento. Destaco as faixas  Soulman, Petite soeur, animadas e empolgantes e Elle dit, mais calma mas bem envolvente e  um groove cheio de frescor, ambientado por uma musicalidade rêtro, que suscita uma empolgação certa que dá até vontade de  dançar.
Posso dizer com sinceridade, Ben L'oncle não faz um Soul do momento, ele se reapropria dele e o refaz à sua maneira, show de bola. Personalidade, talento e credibilidade artística, o que ficou faltando? Na minha opinião nada. Confiram seus muitos vídeos na internet, seu mini EP tem muitas versões inusitadas, Barby Girl dos dinamarqueses do Aqua ficou fantástica galera. Abraço grande em todos.
 Baixem o 1º álbum o Ben Aqui

* Detalhe, tem um encarte dentro do arquivo que não é original, mas foi customizado por uma internauta especializada em arte gráfica. 

Confiram a deliciosa Soulman :-)

 


2 comentários:

Mauro disse...

To gostando do blog! Uma sugestão: Paris Combo. acho que não postou ainda... abraço!

Ribamar Bezerra disse...

Fico feliz pela visita amigo Mauro e pelo reconhecimento. Já conheço o Paris Combo,reescutarei e vejo onde encaixá-lo, realmente não postei-os ainda :-)
valeu a dica, 1 abraço.