Pages

domingo, 13 de maio de 2012

Renan Luce - Repenti[2006]

Confesso que prefiro o Clan des Miros(2009), mas depois de ouvir melhor resolvi postar o primeiro trabalho do Renan Luce, em especial, como um agrado para meus estimados leitores(as) :-D. 
Lançado em setembro de 2006, Repenti foi dirigido por Jean-Louis Pierot e gravado no Estúdio du Manoir (Landes), Studio de la Seine (Paris) e ICP Studio (Bruxelas). Em 2007, em passagem por Pezenas, uma pequena cidade no sul da França para o "Printival". Ele retorna novamente depois de iniciar sua carreira.
Ele assinou contrato para uma turnê francesa, que durou até a primavera de 2008 para cerca de 200.000 espectadores, acontecendo quatro vezes no Quebec em 2007. Durante um período de 18 meses, todos os seus concertos em Paris: Café de la danse, Trianon, La Cigale, Olympia Grand Rex. Apoiado desde o início por Bernard Chereze da Rádio France Inter que antes de outros comunicadores, ajudou a popularizar suas canções, Luce lançou cerca de 3 singles que simultaneamente se posicionaram muito bem no ranking (Yacast) francês: La lettre, Les voisines e Repenti(que significa arrependido). 
       Repenti foi disco de platina França e na Bélgica e foi indicado à três categorias, venceu 2 delas, obtendo o prêmio Victoires de la Musique em 2008, como "Artista revelação do ano" e "Álbum revelação do ano". Nosso artista foi indicado a 3 prêmios Victoires de la Musique em 2009, e venceu duas, com o prêmio de "Canção do Ano" por Repenti.  
         Esse álbum é um acúmulo de emoções que atravessam o banal e a realidade fantástica, uma mistura de emoções meio escuras e ao mesmo tempo irônicas. De sonoridade difícil, reconheço, fui insistentemente degustando esse disco, aos poucos, a cada audição mais fui me acostumando, mas admito que foi um verdadeiro desafio conseguir apreciá-lo à princípio.  Esse trabalho tem um perfil curioso, digo isso por todo seu conteúdo e pela descoberta dos aspectos que o compõem. 
          Renan Luce se torna voyeur "em frente a sua janela de acrílico" quando observa "Les voisines" ( as vizinhas em francês), traz um ar mafioso em "Repenti", canção inspirada no clássico O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, passando pela fúnebre "Monsieur  Marcel," ou o homem dominado pela esposa que a segue por todos os lugares, com cara de cachorro molhado em "Chien Mouillé" ou o cara que sofre de insônia e assiste ao Canal+ até  às 00:01 da manhã, na faixa "24h 01". 
      Esse trabalho apresenta uma galeria de personagens inusitados, onde os clichês se invertem, aproximando-os do cômico, como em um circo de cidade pequena em "Le lacrimal circus". Esse turbilhão de ritmos, as vezes emprestados e outras vezes inéditos, desencadeia sensações olfativas, trazidas pelas memórias de infância como se percebe em "Mes racines" e "I was here". Um de sentidos, misturando bossa nova como em "Repenti " e " Je suis une feuille " com o folk abrasivo da faixa " La lettre " ou algo meio à la Bob Dylan em " I Was here " canção triste, jpá mecionada antes com estilo bem 'Velho oeste'.
Renan demonstra ser um herdeiro digno de grandes nomes como Brassens, Brel, Ferré ou mesmo Moustaki. Um cantor-compositor de voz grave e escrita poética  que traz um novo olhar sobre as coisas, como constata-se na inusitada e final "Iris et Rose " através de um álbum bem sucedido e aclamado pela crítica. Acredito que esse fato deva-se à cara 'fabrique en France"(mande in france) que ele conseguiu dar a seu produto final.



Baixem Repenti Aqui 

Confiram La Lettre, primeiro single desse trabalho.

 

Nenhum comentário: