Pages

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

V.A - Bleu Blanc Tubes [1994]

Digníssimos leitores eis que trago-vos outra atualização, espero tão aguardada quanto as demais. Começaremos fevereiro com um disco, mais um, dizendo melhor, que marcou minha vida de francófono quase assíduo ^^
Realmente, mais velharias, mas velharias fazem a vida mais animada, cheia de embasamento. Esse disco foi-me apresentado pela primeira vez no programa Jóias da Música francesa de uma rádio aqui de Campina grande, minha cidade. este, já devo ter falado algo sobre, apresentou um programa em um belo domingo, cheio de canções muito bonitas e com uma cara até moderna. esse fator é importante para a música cantada em francês,até pouco tempo e ainda hoje, as pessoas sempre imaginam que canções francesas sempre são das décadas de 60 e 70. Nem imaginam quantas pérolas saem da terra de Napoleão.
Essa compilação já tem bastante tempo, mas é repleta de música boa, grandes hits da década de 90 que continuam cheios de brilho nos dias atuais. Só a título de curiosidade temos logo de cara duas grandes produções clássicas da música francesa Alain Souchon com Foule sentimentale, falando do consumismo exacerbado e Patricia Kaas com a romântica Il me dit que je suis belle, realmente deliciosas canções. Le Pouvoir des fleurs do Laurent Voulzy é outra canção poderosa que consta nesse disco, iluminada mesmo. L'autre finistere do extindo grupo de rock Les Innocents, bem rock-country é outro título que vale a pena conferir, a ireverente Y'a d'l'a haine dos Rita Mitsouko é com certeza uma interessante sugestão, de 1993, constando no CD Systeme D, essa faixa mostra uma pitada de loucura e criatividade competentemente usadas, bem inusitados eu diria. Tandem da Vanessa Paradis, em versão live, é outra boa pedida dessa compilação, Tout est dit interpretada pelo Jean-Louis Murat é outra faixa interessante, começa sem muito entusiasmar mas nos conquista rapidinho, uma forte declaração de amor "Por uma simples palavra sua, teria feito qualquer coisa, o melhor ou pior, aqueles arranjos típicos dos anos 90 são muito saudosistas, curti demais. Sensualité, da nossa querida Axelle Red é muito charmosa e aqui também se encontra, refrãozinho agradável demais, tem algo no arranjo que lembra os anos 70. Muito bom.
Ainda falando da tracklist, eu destaco o reggae do Tonton Davi, chamado Sûr et Certain, que dá sua contribuição também, bem animada sem esquecer da letra, ele é um dos pioneiros do raggamuffin francês, essa canção se encontra no álbum Allez leur dire, que teve excelente repercussão, lhe rendendo uma indicação ao Victoire de la Musique. Renauld, um marco na canção francesa, é outro nome interessante nessa seleção, conhecido ele é conhecido por abordar em suas canções temas como antimilitarismo, direitos humanos e ecologia. É irreverente em suas canções cheias de gíria. Ele mistura um folk com rock, chanson, enfim, muito legal, bem tradição francesa. Ah, não esquecendo de Veronique Sanson com Bernard's songs, o noso já veterano no Blog Etienne Daho com um antigo sucesso Un homme à la mer e Mobilis in mobile com o L'affaire Louis'trio, muito empolgantes também. Apesar dos muitos anos passados, essa compilação, lançada pela Virgin France S.A em junho de 1994, me foi uma agradável re-descoberta, música boa não tem idade nem época, realmente.


Baixem o CD aqui

Foule Sentimentale pra vocês, uma de minhas preferidas.


4 comentários:

damasio disse...

Uma das músicas de minha vida!!!! Parabéns pelo bom gosto.

Ribamar Bezerra disse...

Merci caro Xisto,
Agradecido pela visita e pelas palavras ^^

Liviacbcosta disse...

Bom Dia! Gostaria de agradecer. Há alguns dias me questionei porque só tenho em meu acervo (que é pequeno, mas meu) apenas cantores brasileiros, americanos e um ou outro espano (leia-se shakira, julio, enrique e mais uns dois).
E fui atras de cantores de outros idiomas como o frances, estimulada por uma midia em que a musica -se nao me engano - é de Edith Piaf.

Ribamar Bezerra disse...

Estou às ordens :-D
É um prazer incrementar vossas discotecas :-D