Pages

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Thierry Amiel - Thierry Amiel [2006]

Eu baixei o primeiro CD desse cara sem muitas expectativas, mas esse seu segundo trabalho, me soou bem, bem melhor. Estou falando de Thierry Amiel, pela primeira vez postado aqui no blog, diante de tantos nomes, eu realmente curti seu som.
Nascido em 1982 na cidade de Marseille, filho de pai policial e mãe assistente materna em uma família de 3 irmãos, direcionou-se logo cedo para o mundo da música. Desde a adolescência enveredou-se por esse caminho, culminando com uma passagem pela Bouches-du-Rhône onde aprendeu técnicas básicas de canto. Realmente o cara tem voz marcante, muito boa, melodiosa, meio cantor de antigas canções, e lembra o Jonatan Cerrada. Depois de cantar em 2 óperas locais, ele segue os estudos de música aprendendo piano e violão na escola de Alice Dona. As excursões continuam, como pequenos concertos e apresentações, o Thierry gostava muito de interpretar grandes nomes anglófonos da música, mas a prata da casa também contava em suas performances. Ele segue carreira tornando-se cantor de orquestra, e segue em outros empregos, chagando até a faculdade de Psicologia e vendedor.
As audições em programas de talentos vêm em seguida até que ele se inscreve, graças a intervenção de seu irmão, no programa
À la Recherche de la Nouvelle Star edição de 2003. Ele consegue se projetar bem, mas perde o programa para o Jonatan Cerrada.É engraçado ambos loiros, com carinha de neném, apesar do Jonatan ter um perfil mais masculino que o Amiel, mas ambos com vozes diferentes e marcantes. Ainda sim o Thierry não deixou de ter uma carreira promissora. Ele faz parte de uma safra de artistas descobertos justamente por esse tipo de evento televisivo, extremamente comercial, mas que prova competência, não posso negar, na descoberta de talentos.
Nesse segundo trabalho, o Amiel traz algo mais intimista, como a maioria dos artistas acaba fazendo fazendo e esse disco se torna sua prova do contrário, algo que diz, bem passei pelo primeiro disco e provei que tenho relevância na música. Thierry Amiel é uma produção mais voltada para o rock e até synth-pop, bem diferente do primeiro trabalho, que rendeu-lhe considerável notoriedade alcançando um bom número de vendas.
Lançado em 20 de novembro de 2006, seu álbum epônimo, é definitivamente influenciado pelo Wave e Britpop, dois estilos que eu particularmente gosto muito. Temos aqui participações de Jean-Pierre Pilot, na faixa Suède por exemplo, Benoit Pohere e por último Daniel Darc, colaborador do primeiro single Cour Sacré. O Thierry Amiel também tem sua participação nos textos com a colaboração de Axelle Renoir nas faixas Qu'on en finisse, Prendre mon âme. Esse disco obteve já no mês seguinte a seu lançamento certificação de Disco de Ouro, ocupando a 16ª posição nas vendas na França. Eu gostei bastante, músicas mais agitadas e mais calmas, como L'Amour en face, muito bonita, nossa que música tocante, nota 10! Infelizmente saiu apenas como single digital em 18 de junho de 2007, não tendo uma versão promo nem maxi física para venda.
Interessante que na turnê de promoção de Thierry Amiel[2006], no Olympia, exatamente nos dias 21 e 22 de maio, teve o Amiel cantando
Take on me do saudoso A-ha, mostrando sua inclinação para o wave. Muito bom, ele ganhou pontos comigo, eu curti muito esse CD e recomendo. Destaco ainda as faixas Soleil Blanc, com arranjos e melodia carregados de influências synth e uma mistura gostosa com o pop-rock e Prend mon âme com arranjos eletrônicos e um encadeamento sonoro meio experimental que eu gostei também, tudo isso com a voz dramática e suave do Thierry que mostra a sofisticação da música pop francesa. Estilos: Pop, Synth-pop, Rock-pop, Wave. Conheçam mais detalhes sobre o Amiel nesse endereço: http://fr.wikipedia.org/wiki/Thierry_Amiel



baixem o Cd do Thierry Aqui

Assistam a uma bela e emocionante apresentação de L'Amour en face no Trabedo Session. Muito bonita.


Nenhum comentário: