Pages

domingo, 13 de março de 2011

Jonatan Cerrada - La Preuve du Contraire [Edition Limitée] [2005] Re-up

Este é o segundo disco do Jonatan Cerrada e eu o estou re-upando por ser uma versão especial que eu adquiri através da internet e evidentemente eu quis dividir com vocês. Vale lembrar que alguns arquivos disponíves na internet não contem a ordem correta das faixas, além de excluir alguns interlúdios que aparecem no disco completo.
Vale lembrar que este é seu 2º trabalho, bem mais adulto e interessante que o 1º álbum "Siempre 23". Contendo a maior parte das músicas em francês, o disco ainda apresenta 1 título em espanhol, outro
parcialmente cantado em espanhol e outro, parte em italiano parte em francês, intitulado Amore.
La preuve du contraire
(2005) realmente é a prova do contrário, para
aqueles que desdenhavam do Jonatan esse disco é simplesmente um trabalho de qualidade, sua voz é bonita, tem força, suavidade e o melhor , ela marca, tem identidade. Este trabalho apresenta além da evolução musical, belas letras, bem mais marcantes, assim como bons arranjos e sonoridades agradáveis, tudo junto em um mix de pop/rock/eletrônico com uma pitada de latinidade.
Devo mencionar que o Jonatan está ainda mais afinado nesse trabalho. Neste disco ele demonstra u
m boa escolha de melodias, bem mais agradáveis que as anteriormente produzidas. La preuve du contraire conta com grandes colaborações como a da cantora Ophélie Cassy na faixa "Ne m'en veu pas" e o consagrado Henri Salvador, já falecido, mas que na época escreveu uma das faixas do disco, especialmente para o jovem artista. Só lamento a imagem negativada do Jonatan, visto por muitos como artista criado, injetado no mercado discográfico para vender, dado o fato de sua participação no Star Academy, programa geralmente ridicularizado pela crítica e que é a porta para que muitos artistas, nem sempre talentosos, figurarem na calçada da fama.
Antes de lançar este disco Jonatan participou do Eurovision 2004, e cantou na trilha sonora do Filme Robots no mesmo ano de lançamento de seu segundo álbum, a música Mon Paradis, mas apesar de sua popularidade,
as vendas de La preuve du contraire foram decepcionantes, apenas um single teve projeção, os demais foram apenas lançados em versão promo ou digital, à exceção da faixa Rubain Noir, escrita em homenagem aos atentados na cidade de Madrid em 2004. Esta conseguiu notável número de downloads legais já em meados de 2006, ele nem esperava que o disco ainda rendesse, ainda sim é uma pena tal marca. Parte desse fraco desempenho se deve a falta de apoio e empenho de sua gravadora na época a BMG, para divulgação do disco. Jonatan findou sua conexão com a mesma, rumando para um selo independente.
Ele conseguiu no Eurovision de la chanson a 15ª posição e infelizmente estamos perdendo sua bela voz para o espanhol, seu
terceiro álbum, chamado "Tercero" está em fase de finalização e será todo em espanhol, lamentável. Que sirva de consolo este trabalho, que está longe de ser algo medíocre, por isso mesmo destaco algumas faixas que marcaram minha audição do mesmo, como, "Un dimanche d'automne", "La preuve du contraire, faixa de mesmo nome, suave, de sonoridade bem agradável, contando ainda com um refrão fácil de cantar (rs pra quem sabe francês claro ;-]) , "Le chaud et le froid" bem pop, mas com uma batida e roupagem bem interessantes e por último Amore, se destacando também por sua sonoridade mesclando ritmo latino com pop e Libre comme l'air, 1º single, com uma cara de rock que agrada de primeira.
Essa versão de La Preuve du contraire contem um disco bonus com 3 faixas, "Un dimanche d'automne" e "Pas le temps" em versões acústicas e "Los años que me quedan", inteiramente em espanhol, além de um making of e ouros detalhes da produção da produção do disco, que postarei em breve, ah sim, antes que eu me esqueça, o encarte está todo aí, muito bonito por sinal.
Estilo: Pop/Varietés/Chanson. Site do Jonatan: www.jonatan-cerrada.net


Link para o disco aqui


O clip que eu queria mostrar está aqui, mas o embed foi desativado, não pude postar: http://www.youtube.com/watch?v=C1A5ls68fZM&feature=relmfu

Ouçam Mon Paradis ao vivo


Nenhum comentário: