Pages

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Babet - Drôle d'oiseau [2007]

A música é um elemento fundamental em minha vida e na vida das pessoas em geral, é capaz de provocar emoções das mais diversas, mas a que mais gosto de sentir e a alegria e é com esse sentimentos que vos apresento Babet, um dos grandes nomes da música francesa atual.
Ouvi falar dela pela 1ª vez em uma compilação que o Instituto Cavilam organiza a cada 3 anos com o objetivo de promover a música francófona pelo mundo, através dos centros de estudo da língua francesa, esta compilação, muito bem elaborada, trás a produção musical francófona em períodos de 3 em 3 anos, dando aos professores e divulgadores material para apresentarem aos alunos e claro aos demais professores e divulgadores da cultura francófona. Eu tive contato com a última criação do Cavilam, muito bonito o trabalho, seleção de músicas memorável, e Le marin, estava lá, se não me engano faixa 3, e me conquistou.
E Qual foi
meu trabalho em seguida? Procurar a Babet, baixar seu disco e bingo, postar aqui ^^. Pra quem não conhece a Babet, ela é integrante de um conhecidíssimo grupo de rock francês, chamado Dionysos. Lá ela desempenha a função de vocalista e violinista. Depois de anos no grupo, decidiu lançar-se na carreira solo, e eis aqui seu primeiro trabalho, intitulado Drôle d'oiseau.
Nascida em setembro de 1977 com o no
me de Elisabeth Ferrer, Babet começou no mundo da música aprendendo violão e piano nos conservatórios onde estudou, seguindo uma tendência à música clássica. Aos vinte anos, em 1997, ela entra para o grupo Dionysos, trazendo sua irreverência através do violão, teclado e vocais. Realmente sua voz é bem diferente, um pouco fanhosinha digamos, mas suave e agradável.
No Dionysos, ela participa cresce e colabora para seu reconhecimento com a gravação do segundo disco da banda, The Sun Is Blue Like the Eggs in Winter (1998) e continua nas produções seguintes: Haïku (1999) , Western Sous La Neige (2002) e Monsters in Love (2005). Em 2007, ela lança Drôle d'oiseau com composições suas, feitas durante anos o que resultou em um disco bem pessoal com uma roupagem folk-rock, ficou bem acolhedor. Sua música é marcante, ritmo, melodias, arranjos e sua voz característica decididamente marca logo na primeira audição. Para promoção do disco ela lançou as faixas « Le Marin », « C'est quand déjà » et « Body Club » como singles, realmente, muito boas. Uma série de concertos deu-se em seguida, consolidando ainda mais sua recepção positiva diante do público. Seu novo disco foi lançado em 2010 e conta com as participações de amigos produtores, como Arthur H, Hugh Coltman e Edouard Baer. Este segundo disco inspira-se em viajens e predomina em sua produção o piano, com músicas de seu marido e músico Andy Maistre, sendo lançado no verão do ano passado.
Outro aspecto que quero destacar de Drôle d'Oiseau é o encarte, belíssimo. O disco é em sua parte cantado em francês, porém ela excurciona pelo inglês e muito bem, como em le voyageur, faixa um, nessa ela passa logo pro francês, Cling-Clong, Bel ami, e In my shoes são outros exemplos de faixas cantadas na língua da Rainha, mas todas muito boas diga-se de passagem.
Este disco contem 15 faixas, o que é incomum, pois observa-se que a maioria dos artistas europeus lançam no máximo 12/13 faixas, muitas vezes uma dessas como bonus, porém o drôle d'oiseau não cansa, as músicas são geralmente curtas, à exceção da faixa 15, última do disco, intitulada "Je Pars" e tem 5:14 de duração. O Cd em si é rápido, quando você se dá conta, já foi ^^, mas aí dá aquela vontade de ouvir de novo. A música suave, com cara de brisa, as vezes alegre, as vezes mais séria, nos faz contemplar o dia, as experiências da vida, a natureza, realmente muito bom. Eu destaco ainda as faixas "Les amoureux", um pouco animada, mas tem aquele clima de décadas passadas, um pouco melancólica, "Cling-Clong", gostei dos violinos, da sonoridade e a própria "Le marin", com cara de faixa importante, mas, muito, muito boa. Acessem mais da Babet aqui: http://www.myspace.com/babetmusic ou em sua web page oficial: http://www.babetmusic.com/


Baixem o CD da Babet Aqui


Confiram Le Marin, muito gostosa e animada.
Sou fã dessa música. Ah, se liguem na foto doa capa do single dessa música, muito bonita.



5 comentários:

Shakespeare disse...

Muito bom!!! apesar deste album nao ser tão bom quanto o Piano Monster ^^

Shakespeare disse...

hehee.. dando mais uma passadinha aqui para um pedido.. Ribah, teria como vc pedir para a Franci me aceitar no blog dela. falando frances com franci ^^ está pedente a tanto tempo.. outra coisa. posto muitas bandas francesas em um forum porém nao posto no meu blog pq a taxa de links invalidades está aumentando nele. poderia lhe repassar esses links para vc colocar aqui, oq acha? qualquer coisa marciel.edfisica@yahoo.com.br

Ribamar Bezerra disse...

Oi Shakespeare ^^
Meu caro pode deixar que eu falo com ela sim. Quanto aos links, preciso pensar em como seria tal procedimento. Vou estudar o caso e te dou uma resposta ;-)

Lady Clementine disse...

Oi!!!
Fiquei muito feliz ao encontrar o teu site. Tenho um blog só de música e "catando" coisas sobre o Bensé, acabei te achando.
Ótima idéia colocares os links para download!

Por favor, vc sabe onde eu posso encontrar/baixar Feloche?

Vamos nos falando.
Um grande abraço,
Ísis (L. Clementine)

Ribamar Bezerra disse...

Salut Clementine
fico feliz que tenha gostado do Blog. Será uma satisfação manter contato com novos adeptos da música francófona. Esse seu pedido vou verificar ok?
1 abraço :-D