Pages

terça-feira, 9 de junho de 2009

Teri Moïse - Album Tracks [1999]

O que dizer da diva negra da musica francesa? Perfeita, apaixonante, emocionante! Album tracks, segundo e último álbum lançado pela talentosa Teri Moïse é item indispensável na discoteca de qualquer admirador de boa música. Independente do ouvinte possuir algum domínio sobre o idioma galício, precisa conhecê-la, pois esse disco rompe fronteiras lingüísticas, apresentando uma seleção de músicas pra lá de cativantes, cheias de conteúdo, de poesia e brilho que só verdadeiros artistas possuem. Definitivamente Teri Moïse é um deles.
Album tracks, nome no mínimo estranho para um disco, apresenta uma instrumentação e arranjos bem simples, nada de extremamente sofisticado, porém aí é que reside a sofisticação do disco, simplicidade que faz a diferença que traz elementos que nos fazem lembrar da música pop dos anos 60 e 70 tudo isso aliado a um violão muito bem colocado, dando um sonoridade adulta e bem pessoal à esta produção discográfica de qualidade.
os destaques vão especialmente para as faixas 3, Stars, muito linda, que teve apenas um single lançado, sem clip, o que é uma pena, visto a qualidade deste hit, simplesmente linda, envolvente do inicio ao fim, e merecidamente possui uma verão bônus em uma das edições do disco. Em seguida destaco Une place pour elle, um música simplesmente doce, de uma sensibilidade tocante, digna de series de televisão, produções cinematográficas e o que mais vier, acredito muito que tenha algo da Teri, que se refira a si mesma, nao sei, material sobre ela é raro ou não tem detalhes, muita coisa é suposição no que tange ao significado da letras. Mas ela é Linda! A voz da Teri Moïse é realmente poderosa, intensa, marca fundo a alma, nos levando a pensar na vida, mesmo pelo clima melancólico das letras, muito expressivas. Preciso destacar ainda a maravilhosa Fais semblant, que possui um clip bem criativo, fora dos clichês tradicionais dos blockbusters musicais ;-) até nisso ela tem bom gosto, além desses hits menciono L'air du temps e Encore fou, duas faixas também de qualidade.
Apesar do sucesso, dos shows e prêmios conquistados Teri Moise sumiu do cenário musical, não lançando nada novo a exatamente 10. Não descobri nenhuma noticia recente dela. Ah esse disco apesar de muito bom, vendeu pouco e alcançou posições lamentáveis como #54 na França, e os singles, bem só Fais semblant que conseguiu posição melhor chagando a #28. Acredito que a pouca divulgação tenha colaborado para esse resultado negativo, acho que Teri não ligava muito para essa questão de posição ou estrelato. Mais sobre a Teri: www.rfimusique.com/siteen/biographie/biographie_6211.asp


PS: Download do disco aqui

(vale lembrar que esse album não tem nome, a empresas discográficas deram o nome de ábum tracks e ele possui uma versão contendo um disco bônus com vídeos e entrevistas, um verdadeiro tesouro!)

Clipe da música Fais Semblant pra vocês conferirem:

9 comentários:

Letícia Alves disse...

Linda canção!
Eu domino o idioma, estou no nível avançado!
Já tinha linkado seu blog há um tempo, mas só agora faço meu primeiro comentário.
Muito boa a sua seleção musical e assim podemos conhecer outros interprétes de músicas francofônicas.
Beijos!

Ribamar Bezerra disse...

Pois eh Tempestade, a maioria das pessoas só conhece Je serais Là, uma das mais promissoras dela, mas existem outras muito boas tmbém!
Bises

Rafa disse...

É, eu só conhecia Je serais lá!
uhauhauahuahauhauha!
Mas as minhas preferidas continuam sendo Vitaa e Amel Bent!

Juliana S. disse...

Pois é, Ribamar, graças a sua indicação, baixei os dois álbuns de Teri e desde então me apaixonei pelo estilo dela.

Encore fou, Stars, Les poemes de Michelle e Je serais la são minhas preferidas.

Parabéns pelo blog!

Unknown disse...

A cada novo cantor, eu me apaixono mais pela música francesa... Não consigo imaginar quanto tempo permaneci sem usufruir de todo este excelente material fonográfico...
Apesar dos meus conhecimentos em língua francesa se resumirem a pouquíssimas palavras, certamente é um imenso prazer conhecer cada novo álbum que é gravado tendo por base este idioma. Espero poder em breve aprender este lindo idioma!
Eu gostaria de mais uma vez parabenizar o idealizador deste blog, Ribamar, por esta maravilhosa iniciativa...
A propósito, agradável é esta cantora, Teri Moise!

Ribamar Bezerra disse...

Olá pessoal Bruno, Aprentice, é muito bom receber os elogios, saber que o blog porporciona tanta coisa boa, nunca imaginei que pudesse criar algo tão útil quanto esse blog, imaginava que nao ia dar certo e pensei em fechá-lo a algum tempo atrás devido às poucas visitas e enfim, deixei os links para download via email e nao imaginei que fosse ter contatos tão promissores. Agradeço a todos as visitas e elogios, muito obrigado.

Lynoka disse...

Eu sou viciada em Teri,desde o diaq eu vi a postagem.
Quem está perto de mim não aguenta mais,hehe.Ja eu,adoro,e olha que eu comecei a ouvir quinta-feira.
Não sei como é que eu não conhecia uma cantora dessas.Uma pena mesmo ela ter 'parado".
Um grande talento disperdiçado.
Ah,e Ribamar,valeu pela postagem! ;)

Wilmaryad disse...

Salut Ribamar!

Merci du commentaire que tu avais laissé sur mon blog. C'est gentil :)

Je me souviens très bien de Teri Moise en 1995. Elle chantait une chanson divine qui a pour titre "Les Poèmes de Michelle". Je te conseille de l'écouter

Voici un lien vers la vidéo:

http://www.youtube.com/watch?v=OjQlLj6SAfE

Ribamar Bezerra disse...

Wilmaryad
Tu es vite mon cher, j'ai son premier disque ;-) J'adore Les poèmes de Michelle ;-)

Merci pour ta réponse