Pages

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Various - Sounds of Paris: Music compilation based on the top charts from Paris [2009]

Escolher o que postar é sempre uma tarefa difícil para mim, gostaria muito de encerra 2011 com uma compilação, e é o tipo de coisa que dá trabalho, muitas vezes não achamos referências sobre elas. Eu pesquisei bem e quando achei uma interessante não tinha referência para me ajudar a descrever o álbum, quando tinha, não era interessante, cheia de gente desconhecida e muita coisa pouco empolgante na tracklist, então me decidi por esse coletânea de grandes hits franceses.
Essa coletânea chama-se VA The Sounds of Paris, e de maneira competente, apresenta um panorama de qualidade da nova música que vem da França, oferecendo uma lista até bem selecionada de canções que marcaram Paris e a França ultimamente.
Lançada em 10 de novembro de 2009, pela EMI Music Poland, ou seja esse disco é uma coletânea polonesa de hits franceses, vai entender! Mas a música francesa tem muitos adeptos pelo leste europeu. Muito bom saber disso.
E vocês me perguntam o que esse disco tem de tão bom? Bem, uma mistura interessante de grandes nomes da música francesa atual. Estilos diversos, eletronico, pop, rap, baladas, experimental, enfim. Tudo junto e misturado com muita classe, diga-se de passagem. Ah, não posso esquecer que esse disco é duplo, 28 músicas para você montar sua playlist e receber seus amigos, oferecendo-lhes as novidades musicais mais tocadas na Cidade Luz.
Falando mais especificamente da seleção de canções, eu destacaria no primeiro disco, de cara a encantadora A quai, do Yann Tiersen, retirada da trilha sonora do fabuloso destino de Amélie Poulain, e vocês pensam,oba só tem coisa, não, os franceses escutam coisa em inglês sim e instrumental, eu diria que algumas escolhas não foram tão promissoras, algumas faixas instrumentais, como a 12v, do russo Das glow, um eletrônico com cara mais agressiva, é até dançante, mas só isso, Dj Chus é outro nome dos eletrônicos, que aparece nos tops, mas não me empolgou tanto, esse povo eletrônico da França que canta em inglês sinceramente, tô dispensando. É o caso também do Telepopmusik com a faixa Breath, mas...do francês ficou só o estilo da música, cantanda em inglês, perdeu o charme. Vale citar o Magic System, grupo oriundo da Costa do Marfim, que cantam um estilo desconhecido por aqui, chamado zouglou, também se encaixam no zouk e raï pode não agradar, mas merece uma citação.
Esse primeiro disco tem coisa boa também, como a Coralie Clement, cantando C'est la vie, o conhecido Air com Run, muito boa e Les Nubians, com a belíssima Makeda. O segundo disco traz mais hits interessantes que o primeiro, Camille com sua excentricidade em Ta douleur, Cali com a empolgante 1000 coeurs debout, L'accord, bem pop-rock, com Sophia Essaidi e o Christopher Still é outra boa pedida. Opa, não posso deixar passar a Louisy Joseph, ex-integrando do famoso, mas já falecido L5, com a animada Mes insomnies, bem raggae. A próxima a mencionar é la Liste, interpretada pela bela Rose, conhecida do público ligado nas novidades, dispensa comentários. Temos ainda Emilie Simon que infelizmente, não foi bem representada aqui, a versão em inglês dessa música não tem a mesma energia ¬¬, não g
ostei. Sheryfa Luna, um nome forte na atualidade musical francesa é outro nome que aparece nessa segunda parte da compilação, com Ce qu'ils aiment, bem pop/r'n'b. Renan Luce, já conhecido de vocês, também entrou nos charts, merecidamente, com Monsieur Marcel e por último temos Coeur de Pirate, a bonitinha quebequense, com seu sotaque canadense que dá um charme todo especial à suas apresentações, conquistou os franceses com Comme des enfants, muito bonita mesmo. è interessante observar que temos diversos artistas de nacionalidades diversas, a cara da França atual, ainda folk/chanson/rock, mas também rap,raï, raggae, zouglou, entre outros. O tradicional e o novo, advindo da mistura de etnias e estilos. Vale a pena conferir.
Bem meus caros é isso, estamos encerrando as postagens de 2011 e que 2012 seja cheio de música e alegrias para nós todos. :-D



Esse vocês poderão baixar aqui

Assistam à iluminada canção Comme des Enfants






4 comentários:

Taissa disse...

Você poderia disponibilizar esse CD em outro site de hospedagem? O 4shared só permite o download com a conta premium. Desde já obrigada, e parabéns pelo site :)

Ribamar Bezerra disse...

Taissa eu testei baixar o arquivo do 4shared, e o arquivo funcionou sem problemas. Tente mais uma vez certo?

Ronaldo disse...

Ribamar,
Parabéns pelo bom trabalho. Você teria uma lista com as mais importantes músicas românticas francesas? Lembro de algumas, mas não sei quem canta, exceto o Adamo, que já tenho.
Forte abraço!

Ribamar Bezerra disse...

Ronaldo meu caro9, uma lista assim é meio complicado de saber pq tem muitos nomes, Compilações trazendo esses títulos seriam interessantes pra vc ouvir.