Pages

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Arom - Jardin d'Eden [2002]

Olá amantes da música francófona e vamos a novembro que o tempo urge e vocês estão com certeza estão sedentos por atualizações certo?? :-) Então vamos lá.
Em geral, tudo que posto aqui foi por mim ouvido, recentemente ou marcou minha vida em algum momento. este grupo que vos apresento hoje foi por mim descoberto na época em que eu trabalhava na Aliança Francesa de Campina Grande - PB Lembro-me de coleções recentes de DVDs e CDs que haviam chegado e como eu tinha de cuidar da mediateca entrava em contato com esse material constantemente. Numa coletânea de vídeos chamada So French, So chic! havia um vídeo-clipe que me chamou a atenção, Jardin d'Eden, a música era interpretada pelo Arom, e não é que tempos depois achei o cds deles durante minhas andanças pela net!! E ele foi o escolhido para representar o mês de novembro.
E vocês me perguntam porque? Bem, porque vale muito a pena ouvi-los. Um verdadeiro achado da música francesa eletrônica e mais cantado em francês, coisa que se torna rara, visto muitos artistas desse meio preferirem o inglês. Por sinal, o DVD que continha essa música, apresentava apenas ela cantada em francês, mesmo sendo uma compilação francesa, triste.
Acredito que esse fator deva-se a inúmeros fatores, mas como tornar a língua francesa atraente se gravo em inglês??!! Felizmente temos um representante competente, que canta na língua de molière(pelo menos em quase a totalidade do disco) e muito bem diga-se de passagem.
E, falando especificamente do disco, que é o que interessa, podemos dizer que se trata de um primeiro trabalho voltado para o estilo eletrônico, Trip-hop e um pouco de pop, distinguindo-se de outras produções como já falei, por de ser cantado na maior parte em francês. Ah, devo lembrar que a dupla não é francesa, são ucranianos, mas que em terras européias mandam muito bem no idioma. Esse disco foi lançado em janeiro de 2002 pela Kwark e distribuído pela Socadisc.
É difícil encontrar referências deles, mesmo na internet, pois não se trata de uma produção muito comercial, esse pessoal é mais conhecido no cenário alternativo.
Baseado em um
trip-hop bastante clássico e decorado com toques orientais, além da voz etérea e eficiente de Caroline, vocalista do grupo, temos também a poesia dos textos, muito bons por sinal. O equilíbrio entre as atmosferas das músicas é visível, faixas mais tristes e pesadas ​​como Bataille, equilibradas com faixas mais melódicas, cheias de suavidade como Olaïa e a minha preferida Jardin d' Éden. Preciso citar outras interessantes produções experimentais como Tri-Baal. Realmente, um trabalho memorável, um grupo de personalidade que merece ser reconhecido. Isso é tudo pessoal, espero que desfrutem bem desse disco. Ah, eles lançaram um outro álbum mais recentemente, chamado também Arom de 2009. Assim que eu o tiver disponibilizo aqui ;-) merci à tous. Ah, visitem o My space deles, tem mais músicas lá. http://www.myspace.com/aromusic


Podem baixar o CD da dupla aqui

Assistam a Jardin d'Eden e me digam o que acharam.


arom jardin d'eden por dolauv

7 comentários:

Anônimo disse...

música deliciosa!

Ribamar Bezerra disse...

Realmente, esse CD é muito massa!!!

ICEMAN disse...

A banda eh muito boa ^^
Só ouvi esse álbum. Agora estou procurando pelos outros ou outro álbum.
Poderiam postar aí no blog? ^^ abraços

Ribamar Bezerra disse...

Killer é difícil viu os outros discos deles, Se eu achar e forem em francês posto aqui ;-)

ICEMAN disse...

Poiseh, ontem andei procurando. . .realmente é difícil mesmo. Gosto demais da banda
Acho muitoooo linda a voz da Caroline.

E parabéns pelo blog ^^ aguardo novas postagens. Abraços \o/

Ribamar Bezerra disse...

Obrigado Killer :-D
Às ordens amigo.

Abojar disse...

Se você tiver mais informações sobre o outro album deles, por favor, me avise!
Abojar@gmail.com

Muito obrigado