Pages

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Anggun - Luminescence [2005]

Oi pessoal demorei, mas estou aqui, com mais uma postagem.
Sou suspeito a falar da artista escolhida, ouvi algumas coisas antes mas acabei nela, Anggun, porque gostei muito desse disco e gostaria de compartilhá-lo com vocês.
Luminescence, 3º album francófono da Anggun, foi lançado em fevereiro de 2005. A versão anglófona foi lançada no outono do mesmo ano e em 2006 saiu uma edição especial, com material bônus.
Fruto da co-produção de vários nomes como, Jean-Pierre Taieb e Frederic Jaffre assim como Niels Brinck, produtor da trilha sonora do filme Open Hearts, Luminescence é um disco que vale a apena ser conferido. É interessante observar que ela tem considerável projeção na França, mas escreve principalmente em inglês e conta com autores franceses para ajudá-la na adaptação das letras para o idioma francês, como Jean Fauque, Lionel Florence, Tété e Evelyn Kral.

Esse trabalho difere bastante dos anteriores, mas para mim e muitos críticos não perdeu em qualidade. Temos uma tendência rock bem marcante, sua voz pulsa em músicas mais fortes e presenteia-nos com canções mais suaves também, aspecto bem típico dos discos de variedades, mas ainda sim considero com qualidade. Être une femme com o rap da Diam's, 1º single, foi lançada ainda em 2004 e teve considerável projeção, Cesse la pluie é outro hit memorável. O disco como um todo fez bastante sucesso. Os singles deste álbum foram escolhidos por terem um apelo comercial evidente e podem a princípio enganar para quem ouve apenas essas faixas e pensa que o CD é todo assim. Não chega a ser um disco inovador na produção das músicas e no estilo, mas os arranjos dão um brilho considerável à obra que se destaca pelo conteúdo das letras voltadas para temas ligados ao amor e à questões ligadas à humanidade.
As versões b
onus apresentam remixes marcantes e um dueto com David halliday na faixa inédita Garde-moi. Essa versão francófona traz várias faixas em inglês, a exemplo Devil In My Mind, Painted e Human, ela poderia ter colocado apenas uma nessa versão, na minha opinião. Muitos títulos em inglês descaracterizam um pouco um trabalho que se propõe francófono, mas, vai entender.
Eu particularmente gostei das faixas
Cesse la pluie, Capitivité, Nous avions des ailles, Je suis libre, super pra cima e alegre, e por último C'est écrit. Apesar do inglês, anggun mostra toda a força da francofonia vinda da Indonésia neste belo trabalho, sem falar na sua beleza e sua feminilidade latentes que nos conquistam. Confiram e digam o que acharam. Merci par les visites. Visitem Anggun na net: www.anggun.com / www.anggunworld.com(cumunidade de fãs)


PS: A capa com fundo azul é da versão em inglês deste álbum

Baixem Luminescence aqui

E assistam a belíssima Cesse La Pluie :-)



2 comentários:

Francês Dicas disse...

Olá eu amei seu Blog, o meu segue a mesma linha e sou fã de músicas francesas se desejar uma parceria estarei as ordens ^^

http://francesdicas.blogspot.com/

Att,
Daysisinha Caldas

Ribamar Bezerra disse...

Oi Dayse, será um prazer ter mias uma parceira. Estamos aí então :-)

francófonos unidos!!! :-D