Pages

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Various - French Playground [2005]

Olá pessoas, Ça va tout le monde?! E vamos que vamos que Abril foi um mês pouco produtivo para mim e temos muita música pra conhecer. Apesar de minha inércia fiz muitas descobertas e preciso disponibilizá-las para vocês, não é justo guardá-las para mim.
Selecionei esse disco, diante de tantos que escutei, por que queria uma coletânea, de preferência que trouxesse algo diferente e achei. Tenho o prazer de lhes apresentar Putumayo Presents French Playground, uma viagem pelo mundo da música francófona destinada ao público infantil( mas nós vamos tirar uma casquinha), contando com um elenco de artistas de vários locais do globo, alguns desconhecidos e outros nomes famosos do universo pop francês que deram sua contribuição à esta seleção.
Esse disco com certeza, encantará a pais e filhos, além, é claro, de profissionais que lidam com crianças, professores de fases iniciais, recreadores, enfim, material de primeira para quem lida com o público infantil. French Playground é uma brilhante jornada pela música francófona de vários países e regiões do globo, como França, Québec, Caribe e países africanos, explorando temas alegres, com estilos variados como a canção francesa(chanson), o Jazz cigano (Gypsy Jazz) ou mesmo o Twoubadou, típico do Haiti. O time de intérpretes inclui nomes reconhecidos no cenário musical infantil nos vários países nos quais atuam. A exemplo temos Pascal Parisot, Tomás Fersen, Tryo e Ariane Moffat os quais tiveram suas músicas selecionadas pela abrangência de suas produções, alcançando não apenas o público infantil, mas adultos e jovens.
Os destaques desse CD foram difíceis de serem selecionados visto a quantidade de músicas interessantes. Mas, como preciso fazê-lo, vamos em frente. Pode-se perceber a inspiração gaulesa expressa em cada uma das canções, partindo-se por exemplo do convite feito pela música de abertura do disco, que "agradar ao sol", como uma joaninha em Chatouiller le Ciel avec toi, à canções que celebram a beleza do sul da França como na faixa Clic-clac Oh C'est Beau!. Outros títulos oferecerem saborosas pequenas fatias da típica vida francesa, como na faixa Bonjour, Bonjour, que conta a história das boulangeries(padarias) e dos bairros percorridos na jornada de um pequeno ônibus.
As crianças(e nós) também poderão desfrutar das memórias do menino que passava tempos maravilhosos com os avós, em Petit Francais, do canadense Polo.
Sem dúvida nenhuma temos um trabalho de qualidade, que enriquece o leque de produtos da Putumayo, sendo considerado um projeto bastante relevante pelas instituições e revistas voltadas ao público infanto-juvenil. Desde 1999 é eleita a melhor coletânea do seguimento. Certamente vocês irão conferir e constatar tal título. Na imagem podemos conhecer alguns dos muitos artistas envolvidos nessa produção. Na primeira imagem temos o Pascal Parisot, em seguida, na imagem 2, Alain-schneider, no meio, na imagem maior temos o conhecido Tryo, logo abaixo temos, L'autobus à Vapeur e por último a divertida Ariane Moffat. Confiram o cartão animado promocional desta compilação: Vejam o cartão em flash promocional desta compilação.


Aqui vai o link pra vocês conferirem o French Playground. Je vous embrasse fort ^^

Ouçam Chatouiller le ciel avec toi do Alain Schneider




2 comentários:

Mariana disse...

Este disco, particularmente, é muito interessante! Iniciei o aprendizado da língua francesa há apenas alguns meses e as suas dicas a respeito da música francófona têm sido muito valiosas!

Ribamar Bezerra disse...

Ou fico muito feliz em ajudar Mariana. Espero que aproveite outro títulos.

1 abraço e até o próximo comentário.

:-D