Pages

domingo, 25 de abril de 2010

Klaus Baldet - Le Petit Nicolas Bande Sonore [2009]

Eu não costumo postar trilhas sonoras no Blog, mas resolvi dar uma chance a mim e a vocês que passarão a conhecer esta que provou ser uma excelente pedida para os amantes da música francófona. ;-)
O Petit Nicolas é antes de tudo uma obra literária franco-belga, concebida pelo habilidoso René Goscinny e ilustrada por Jean-Jacques Sempé, publicada entre os anos de 1956 e 1964. Nela, Goscinny retrata o mundo visto por Nicolas, um garotinho inocente e encrenqueiro, que não entende a reação dos adultos nunca. Ele gosta muito de fazer traquinagem e então quando seus pais lhe reclamam e o ameaçam nunca percebe nada e desata logo a chorar!A série do Pequeno Nicolas contém 5 títulos: O Pequeno Nicolau; As Férias do Pequeno Nicolas; Novas Aventuras do Pequeno Nicolas; O Pequeno Nicolas e seus Colegas e O Pequeno Nicolas no Recreio. Fiz as traduções, mas provavelmente vocês encontraram tudo em francês, respectivamente com os seguintes títulos: Le Petit Nicolas (2009) - 19 histoires.Les Récrés du Petit Nicolas (1961) - 17 histoires. Les Vacances du petit Nicolas (1962) - 18 histoires.Le Petit Nicolas et les copains (1963), récompensé par le prix Alphonse Allais - 16 histoires.Joachim a des ennuis (1964) - 16 histoires. Réédité sous le titre Le Petit Nicolas a des ennuisHistoires inédites du Petit Nicolas (2004)Histoires inédites du Petit Nicolas - volume 2 (2006)Le Ballon et autres histoires inédites (2009). Estes 5 volumes são organizados em várias histórias(os capítulos) que são uma continuação da outra. As versões mais recentes são as últimas histórias escritas por Goscinny. O filme, que estreou em 30 de setembro de 2009 foi uma adaptação de Laurent Tirard e diga-se de passagem, muito boa adaptação, sendo muito aguardada pelo público francês. Este disco é referente a um dos formatos da trilha sonora vendidos ao público. A 1ª versão contém 19 faixas que ambientam com detalhe toda história contada no filme, cada momento, cada personagem, a 2ª versão, essa que lhes apresento, é mais rara e vem junto da Boîte aux Trésors, edição de luxo que contém 1 DVD duplo, 1 livro com as histórias que inspiraram o filme, 1 cd exclusivo, contendo apenas 5 músicas, dndo uma visão geral do filme e 1 jogo de 9 cartões postais desenhados pelo ilustrador do Petit Nicolas, Jean-Jaques Sempé. Realmente um luxo. E vocês perguntam, Monieur Ribah, você comprou a Boîte aux trésors? Mais nom! Uma professora bem feitora da música francófona comprou e me emprestou o disco para copiar, Josi, merci! :-D
Bem, e o que tem de tão especial nesse disco? A canção principal do filme que não está na 1ª versão, On n'est pas à une bêtise près do Renan Luce, cantor da novíssima geração francesa, que faz sucesso considerável nos palcos gauleses. Com certeza essa é a melhor faixa do disco, as demais são instrumentais, mas produzidas talentosamente pelo Klaus Baldet, que assina a trilha sonora do P.N contando com a colaboração de Andrew Raiher e Christopher Carmichael nos arranjos. os comentários a seguir podem ser exploilers e quem não viu o filme pode não gostar, Mas, eu vi e tenho de comentar, perdão!
On n'est pas à une bêtise près é uma música divertida e bem arranjada, animadinha mesmo, ambientada por videoclip bem engraçado, que conta com a participação do elenco da escola do petit nicolas. Um mistura de folk e pop bem empolgante. A faixa seguinte, Générique, ambiente aparece em vários momentos do filme, desde a cena da escola, onde as crianças são indagadas pela professora sobre a profissão que querem exercer quando adultas até a apresentação dos personagens da trama pelo Nicolas assim como na abertura do filme e por aí vai, sendo que ela é bem abertura mesmo, parte dessa canção é alterada para servir a cenas diversas. Papa et Maman se disputent tem um ritmo frenético e cômico, ambientando as cenas de brigas e desentendimentos (trapalhadas estão inclusas) dos país do Petit Nicolas. Une balade en Forêt ambiente um dos momentos cruciais do filme, a inocência do Petit Nicolas em achar que será deixado na floresta pelos próprios pais, ele se tranca no carro e não sai forçando-os a empurrar o carro até a cidade. Po últimos temos Neuf mois período quase final do filme, no qual a mãe do Petit Nicolas engravida de verdade e espera seu irmãozinho, outras cenas se desenvolvem nesse momento, que fala da vida corriqueira
que segue seu curso. Enfim uma trilha sonora bem feita, que empolga, diverte e emociona. Só não dou 5 estrelas porque foi uma sacanagem não colocarem todas as músicas num só disco. Página oficial do Petit Nicolas em francês: http://www.petitnicolas.com/



Baixe o cd aqui

Vídeo clip da música do Renan Luce


8 comentários:

Italo Stauffenberg disse...

eu simplismente amei esse blog...

o francês é tudo de bom

j'aime beaucoup cette langue!

carla bruni é uma italiana que canta francês muito boa!

Ribamar Bezerra disse...

Olá Ítalo,
fique a vontade pra comentar. Fico feliz com a visita, volte sempre, eu conheço a Carla Bruni, os cds franceses são os melhores dele, os dois estão postados aqui. Dê uma olhada :-)

Gisèle disse...

Olá, M. Ribah, adorei seu blog, parabéns! Vc teria, por favor, a tradução dessa música para a nossa língua portuguesa? Obrigada!

Ribamar Bezerra disse...

Gisele que eu saiba não, não bem feita, rs, eu encontrei no vagalume, mas algo feito por tradutor, péssimo.Assim q eu tiver um tempinho eu traduzo e posto aqui. :-)
Grato pela visita

Anônimo disse...

Muito bom o seu blog. Vim comentar em especial nesta post pois foi aqui que descobri as músicas de Renan Luce, músicas muito boas por sinal. Continue atualizando o seu blog!

Ribamar Bezerra disse...

Por nada Junior. Fico agradecido pela força. Aguarde novidades :-D

railer disse...

adoro o petit nicolas!

parabéns pelo blog, muito bacana!

Ribamar Bezerra disse...

Às ordens Railer :-)
Grato pelo elogio.