Pages

sexta-feira, 28 de maio de 2010

V.A. - French Bistro [2008]

E vamos que vamos, pois tenho muitos a vos mostrar e o tempo urge. Já que não podemos ir a Paris, Paris vem até nós, nessa bela compilação, lançada em 2008 pela White Swan, misturando jazz, chill-out e pop made in France.
French Bistro, apesar do tema em inglês é todo gaulês e nos oferece um panorama bem diversificado da música francesa atual, produção de qualidade que não pode faltar nos nossos arquivos, como sempre esse tipo de produto não é vendido no brasil, sendo exclusivamente baixado "ilegalmente" ou comprado importado em grandes sites como o Amazon, o que ficava inviável pra nós pobres mortais até certo tempo, porém descobri que muitos artistas francófonos chegam aos Estados Unidos e pequenas lojas, filiadas ao Amazon enviam o produto para outros países, incluindo o Brasil. Vocês diriam : Mas fica caro não é? Depende de quem vende, muitas lojas oferecem produtos a preços excelentes e depois de uma pesquisa você adquire seu produto original. O frete nem fica tão caro, cerca de 6,00 à 7,00 $ para enviar pro Brasil.
E como descobri essa beleza de disco? Graças às minhas investigações virtuais, minhas muitas andanças pela net. Acabei achando um site com muita música interessante e adivinhem?! Essa coletânea estava lá, não pude resistir e baixei, assim que comecei a ouvir gostei de cara e foi amor à 1ª vista. O que ela tem de especial? Simplesmente uma seleção de peso da atual música francesa. Um mix sofisticado de Jazz, chill-out e Pop de primeira qualidade, com um tempero gaulês todo especial. E quem está nessa coletânea? Ah eu vou destacar a Constance Amiot, que foi uma revelação, ela tem 2 músicas nesse disco, que são muito empolgantes, a voz, o violão, tudo bem francês e com um ar moderno, mas ainda sim típico, On dira Ouf e Le Bout du Monde, A conhecida Jenifer é outra que aparece e ilumina o disco com a faixa Au soleil, Os alemães do Jazzmor também foram incluídos, com seu Nu-Jazz, Lounge e Bossa nova nas faixas Nuit Magique e Je t'aime, Marc Lavoine, um dos maiores nomes da música francesa, ele aparece com Je ne veux qu'elle, cantada em parceria com a Claire Kleim, é outro Hit de peso, que música emocionante!!! E Por último eu destaco Rue Des Trois Freres, com a música Métro Abbesses, completamente instrumental, mas a cara da França, você se sente passeando pelo Vale do Loire, As ruas de Paris, pelo Interior, Auvergne por exemplo, A Côte d'Azur, enfim, simplesmente incrível, mas esse som não é produzido por nenhum francês, mas sim por dois irmãos de Côte D'Ivoire, mais conhecida como Costa do Marfim na Africa ocidental, O Galaifa e El Mouroura mesclam Afro-Beat e Reggae e conseguem um efeito fantástico nessa música !!! French Bistro é sem dúvida uma excelente pedida musical.


baixem French Bistro Aqui.


Ouçam Constance Amiot , On dira Ouff.




6 comentários:

Francis Mary Rosa disse...

Já estou baixando e conferindo! Merci ;)

Ribamar Bezerra disse...

Ok Francis,
com certeza vc vai amar!!!! :-)

Max de Oliveira disse...

Excellent Monsieur Ribah. Adorei o blog. Estudo francês há pouco mais de uma ano e sempre estou na net à procura de novidades em música. Nos cursos de francês os professores sempre passam Piaf, Piaf, Piaf. Nada contra, mas dá a impressão que a música francesa parou no tempo. Abraços. [Já "favoritei" seu blog aqui, viu?] :D

Ribamar Bezerra disse...

Olá Max,
fico feliz que tenhas gostado amigo, volte sempre, será um prazer contribuir ainda mais pra novas descobertas :-)
1 abraço

L disse...

Many thanks - looking forward to listening to this.

French course disse...

Claire Keim is also an actress. Great selection of French singers :)
Cathy