Pages

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Julien Doré - Ersatz [2008]

O que dizer de um dos nomes mais recentes e controversos da música francesa atual? Inovador, cheio de vigor, as vezes maluco, mas ainda sim interessante! E de quem vos falo, Julien Doré, vencedor do Nouvelles Star de 2007, gente quanta informação li sobre esse cara, que começou a cantar um dia desses!
Julien doré nasceu em 7 de julho de 1982 em Alès. Ele começou jovem, está na estrada desde 2002, possuindo também experiencia como ator seu forte mesmo é a música. Antes de tentar o Nouvelle Star, já possuia uma chamada The Jean D'Ormesson Disco Suicide e em seguida criou outra a Dig up Elvis. Inicialmente ele apenas busvaca notoriedade para sua banda, mas acabou que ele agradou a produção do programa, mesmo os jurados nao gostando de seu estilo, ele continuou e fez apresentações memoráveis de artistas consagrados como o hit Like a virgin da Madonna numa versão Jazz, Moi..lolita da Alizée, Les Bêtises de Sabine Paturel e na última audição You really got do The Kinks entre outras tantas, tudo isso ao som de sua voz à la Alain Bashung/ Dutronc bem peformática. O cara caiu no gosto popular e ganhou a final. O 1º disco veio em seguida mas sem a formulação barata de outros, o jovem artista teve condições de criar algo original. O que é interessante na musica do Doré, é que ele consegue imprimir um cara própria, esse disco é um trabalho bem original se você comparar as produções de 'astros' recentes que cantam clichês, com temáticas bobas num formato bem comercial. É interessante ele vai de músicas mais comerciais, obedecendo a um formato mais audível e popular como a bela Acacia e Figures Imposées, (realmente linda) às mais inovadoras e irreverentes como Ss in Uruguay e Des mots , cantada em parceria com o Arno. Um aspecto válido nesse álbum é a introdução de instrumentos, muito diversificados, como a unkuléle, tipo um cavaquinho havaiano, realmente ficou muito bom! Ele fica entre um pouco de Faroeste americano, folk, Radiohead, de acústico com um violão bem acentuado, tudo isso acrescido de uma pitada de pop e irreverência. Por falar em irreverencia ele canta em inglês também, na faixa Pudding Morphina com participação do consagrado cantor do anos 70 Christophe.
Curiosidades sobre o disco: o 1º single versão Rock de Moi..Lolita saiu em agosto de 2007, o segundo foi Les limites, com um clip paródico, esse segundo single foi muito esperado, pois o disco já era aguardado, a pressão do público ansioso é grande viu, bem Ersatz saiu em Junho de 2008 com um encarte sofisticado em dois tons diferentes um mais azulado outro mais esverdeado, o que postei como referência da postagem e conteúdo diversificado. Bem além de tudo tenho que admitir que o cara é bonitão viu, coisa que ajuda na carreira de qualquer cantor, característica que lhe rendeu o título de homem mais sexy de 2007 pela revista Elle. Sinceramente? Este disco vai quebrar com qualquer conceito de música antiquada que vocês possam ter, Julien Doré um artista a ser descoberto! Estilo: Folk, Rock, Música alternativa. Site oficial: www.juliendoreofficiel.com/


Baixe o disco aqui

Confiram Les bords des mer, com um clip em preto e branco. Música melancólica e voz pesada.



7 comentários:

Tempero Musical disse...

O cara canta, ein ? Vou baixar o CD. Em breve lá no tempero também.
;-)
Abs.

Ribamar Bezerra disse...

Claudinha, quanto tempo baby!! Desculpe pelo sumiço, mal tá dando tempo pro Blog, nunca mais passei no teu!!! :-( Tenho de ir lá!! BJo, passarei a ter mais tempo!

Anônimo disse...

Salut ;) Merci du commentaire. Ca me fait très plaisir que tu apprécies mon blog. Je suis ravie de voir que de l'autre coté de l'océan, le hip-hop français intéresse encore des gens.

Si jamais tu as besoin de quelque chose, n'hésite pas à demander.

See ya !

Ribamar Bezerra disse...

See yaaa! Salut, ça va? Merci pour la visite et pour m'aider. J'ai aimé rencontrer un autre espace de connaissance de la musique francophone, ah la disponibilité des downaload des disques c'est super! Merci beaucoup!

Izabelle Nossa disse...

J´aime ton site!
Bisous,
Izabelle Nossa
www.izabellenossa.com.br/blog

Ribamar Bezerra disse...

Merci Isabelle, pour la viste :-)

Fernanda disse...

Fiquei curiosa para ouvir o álbum e finalmente pude acha-lo aqui. Obrigada!