Pages

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Damien Saez - Jours Étranges 1999

Oi gente! Me desculpem a demora nas atualizações, me faltou inspiração. Bem mostro-lhes agora considerações sobre Jours étranges do Damien Saez. Conheci o Saez através de um video-clip, que na época passava no canal, TV5. Graças à uma fita de vídeo gravada por um professor amigo meu, tive a oportunidade de conhecê-lo, pela primeira vez, através da musica Jeune et con, que tinha a menininha vestida de anjo, pulando na cama elástica e um monte de jovens franceses em situações diversas. Oficialmente chamado Damien Saez, nosso artista nasceu em 1º de agosto de 1977 em Saint-Jean-de-Maurienne (Savoie). Autor-compositor-interprete e instrumentista, possui uma carreira sólida e marcante. Apresentando-se mais no estilo rock principalmente, porém varia as vezes entre o pop, a música de variedades, com textos marcantes adornados pelas batidas eletrônicas de quando em vez. vale lembrar de certas pitadas de instrumentos em uma roupagem mais musica clássica.
Ele surgiu na cena musical francesa em 1999 com o single Jeune et Con, primeira faixa desse disco. Mas, muito antes já demonstrava interesse por esse universo, compondo e tocando em pequenas produções. Os demais títulos desse disco não ficam atrás e demonstram criatividade a partir de união de letras cheias de lirismo e rebeldia juvenil pós-adolescência, à baladas e um rock. Estiloso e bem arranjado Jours Étranges é um disso que tenciona entre o melancólico para o sombrio as vezes, nos levando por uma atmosfera marcante. A voz do Damien é um mix de inocência e intensidade de um jovem adulto, culminando com uma sonoridade estridente em alguns momentos. Bem divulgado nas radios e canais de música, esse disco chamou de imediato a atenção do público. É interessante observar que o Saez divide vários sentimentos que são comuns à geração da época, que como ele cresceu após os anos de tensão entre soviéticos e americanos, e a morte das ideologias proclamadas pelas elites. a reivindicação da antiga canção francesa é outro ponto importante desse disco. Ficou bom, mesmo com certa falta de estética.
Não vou mentir que o pop é mais minha cara que o rock, mas de maneira alguma poderia deixar o Saez fora do blog, visto a qualidade de suas músicas. Jours étranges alcançou boa vendagem, alcançando marca que lhe conferiu o título de Duplo disco de ouro e artista revelação do ano pro Saez no Victoires de la Musique de 2001. Os destaques vão para as faixas Jeune et con, Sauver cet étoile, tensa, mas com um fundo eletrônico que ficou muito bom. Je veux m'en aller é outra proposta interessante do disco, merece destaque, Crepuscule é outra faixa que vale a pena ouvir, seguida de Soleil 2000. Jours étranges, um disco cheio de poesia, de letras marcantes. Descobram-no.


Baixe o disco aqui


Vídeo da música Jeune et con:


4 comentários:

Claudia Ka (Tempero Muzikal) disse...

Adorei este artista.
;-)
Olha, Ribah, me add no MSN, aí eu te explico o lance do link quando a gente tiver online.
claudiakampf@hotmail.com - é meu MSN pessoal, com nome e sobrenome.
Andei acompanhando seu blog, e vi que você estava ocupado. Nem me lembro se a Saya eu copiei daqui ou se foi de outro lugar que fiquei conhecendo. Tenho mais tempo, só tou estudando prá concurso para Professora de Artes e tentando trabalhar com comércio eletrônico. Aí eu posto bastante lá no blog.
Beijo,
Claudia Ka. (tempero muzzzikal)

Ticiane disse...

Nossa, amei o vídeo! Voh correndo baixar o CD dele e depois te conto o que mais eu achei dele!

Viviane disse...

Aconteceu só comigo ou o link para download não funcionou? Adoraria baixar o cd... :)

Obrigada ;)

Ribamar Bezerra disse...

Vivi, o link estah funcionando muito bem. tente de novo.