Pages

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Anggun - Elévation [2008]

Um disco alegre, bem produzido, capaz de nos fazer mexer, vibrar. Elévation, lançamento recente da bela e exótica Anggun é a próxima dica do blog. Para aqueles que não a conhecem, bem, já é tempo de fazê-lo e para os que já conhecem e nao sabia desse último lançamento, aqui vai a dica. Bem como esse foi o 1º disco dela que consegui inteiro, mesmo conhecendo-a a tempos, decidi começar por ele. A primeira música da Anggun que escutei foi La neige au Sahara, que teve uma versão em inglês, intitulada Snow of the Sahara, muito boa por sinal e digamos assim marcou a carreira internacional da Anggun. O que posso dizer é que achei muito boa a música dela. que possui uma discografia bilingüe que merece ser divulgada. Lembro-me que um amigo da universidade falava muito na Anggun, de sua música, enfim, resolvi dar uma conferida, só que sempre foi difícil achar um álbum dela completo para download. Aí durante minhas andanças pela internet achei uma falsa compilação do Enigma, projeto do Michael Cretu que tornou-se,mundialmente conhecido pela música Sadeness o qual continha uma faixa, a mesma Snow fo the Sahara. Antes de mais nada é preciso fazermos uma breve síntese da história de nossa artista. Bem, Anggun nasceu na Indonésia, em Jakarta, em 29 de abril de 1974. Filha de pai cantor, foi logo cedo introduzida na vida artística, sendo disciplinada no canto desde criança. Após o lançamento de seu 1º disco solo, um álbum infantil, ela lança dois singles em javanês, que a levam ao estrelato em sua terra natal. Ela começou cantando rock, ficou conhecida em seu país por esse estilo. Após lançar seu último disco em javanês em 1993, ela parte para a europa me busca de uma carreira internacional. Inicio foi difícil, chegando a Londres nada acontece e então ele parte para Paris conhecer bons produtores, entre eles, o conhecido Florent Pagny, que também é cantor, e que a apresentou a vários nomes famosos da musica em seu país. O sucesso veio o Snow of the Sahara tendo a versdãoi em francês com o mesmo título e que impulsionou a carreira da Anggun, que daí em diante nunca mais parou. Bem e aqui estamos com Elévation, produzido pela dupla apresentando um mix de batidas eletrônicas à um r'n'b bem moderno, dando um certo ar de à la América, trazendo participações de rappers, tanto francófonos quanto anglófonos como o Big Ali na faixa Plus forte, o Pras Michel, do Fugees e o Sinik que dão um toque a mais por assim dizer nesse trabalho.
Tudo isso aliado à voz marcante de Anggun. Porém tenho de admitir que o disco ficou semelhante a de grandes nomes do R'n'b comercial, contando com a diferença da língua, pena, ela poderia dar um que mais diferente ao álbum, mas sabem como é tendência né? Ainda sim é um disco muito bom, capaz de dar suporte ao estudante ou simples admirador de música em francês.

Os destaques vão para J'ignorais tout, Si tu l'avoues,(eleita hit do ano pela Radio France International) Plus forte, Cette nuit, que tem uma batida contagiante! e claro Si je t'emmène. As musicas falam de conflitos nas relações, do paledo home e da mulher no relacionamento, mas tambem temas mais nobres como à proteção do meio ambiente, como em Un jour sur terre, que virou single e tema de um documentário em 2007. Esse disco possui uma versão de Si tu l'avoues na versão inglesa do album e a faixa Eden in her eyes, na versão francesa. Foi lançado na Indonésia em dezembro de 2008, com 3 faixas em javanês. Ah, tem uma canção de ninar inclusa cantada em javanês, muito bonitinha, creio que em homenagem a sua filha nascida no final de 2007, assim como Eden in her eyes. Este é um disco bem interessante, vale a pena dar uma conferida.


Baixe o disco aqui

Assistam Si tu L'avoues, 1º single desse disco, muito dansante.

7 comentários:

Anônimo disse...

ola gostaria de fazer o download do disco da ZAHO ,me mande o link

Ribamar Bezerra disse...

me mande o email Anônimo, sem ele fica meio dificil neh rs ;-)

Unknown disse...

me mande um link onde eu possa baixar o cd inteiro por favor, você tem?

Ribamar Bezerra disse...

Cadê o e-mail Cintia? Meu Deus tem um recado, mas as pessoas nao lêem. Tenho links para os discos, basta pedir por email. Este é fornecido no blog.

Anônimo disse...

ola...
pode me mandar os links para a sacar os cds da anggun...please..
melanie_pereira1@hotmail.com

Ribamar Bezerra disse...

O blog agora estar com os links, podem baixar direto, pelo menos de parte dos discos. ;-)

Francis Mary Rosa disse...

Salut ami!
Tenho um blog de francês e, desde que comecei a estudar, venho aqui e aprecio todas as suas dicas. Coloquei seu rss no meu grupo de música francesa.
Obrigada por compartilhar a paixão pela música francesa.
Eu realmente adorei esta cantora....
Visite-me: falandofrancescomfrancis.ning.com