Pages

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Yelle - Pop-Up 2007

A cada dia me surpreendo com o que descubro acerca da música cantada em francês mundo afora e a Yelle a artista que começa abril é por demais inusitada. Nossa, como é estranha, porém surpreendentemente agradável.
Yelle Nascida Julie Budet em 17 de janeiro de 1983 em Saint-Brieuc Região da Bretanha, França. É conhecida atualmente como Yelle, versão feminina do acronimo YEL, "You enjoy Life". Ela ficou famosa graças ao My Space, quando divulgou a música "Short Dick Cuizi", insultando Cuizinier membro do TTC, grupo parisiense de hip-hop, este é insultado como misógeno por suas musicas machistas. Produzida por Grand manier, ela lança o single Je veux te voir, uma finalização de Short dick cuizi, que possui samples da conhecida e controversa short dick man do 20 fingers' featuring Gillete que causou furor em 1994/1995, essa música da Yelle recebeu certa notoriedade da MTV. Outros eventos marcam a trajetória de nossa colorida artista, como a participação no Vídeo e single Parle à ma main com o ilário Fatal Bazooka, grupo de hip hop que faz paródias de hits famosos, como o Je te voix da Yelle, eles são realmente ilários. Depois ela se apresenta no Lily Allen and Friends da BBC com o Hit À Cause des garçons, sendo esta sua 1ª aparição na TV inglesa ela, a partir daí ela obteve sucesso considerável alcançando o título de artista da semana entre 23 e 30 de março de 2008. Outras aparições também ajudaram na divulgação de seu trabalho. "À cause des Garçons", remixado por Riot na Bélgica, foi apresentado na trilha sonora de um jogo da Electronic Arts: Need for Speed: ProStreet. A EA Sports incluiu o som no jogo UEFA EURO 2008. Pou-up, termo em inglês para as propagandas em forma de janelas que abrem automaticamente em alguns sites, foi o nome dado ao 1º álbum da carreira da Yelle e sinceramente não me agradou em uma primeira audição, visto sua voz estridente e a músicas das mais ilárias que já escutei. Porém água mole em pedra dura tanto bate até que fura, acabei gostando. Pop-up é uma mistura de feminismo e electro-clash, criticando a postura machista dos rappers(artitas proeminentes do mundo do show business) e da sociedade em geral, não abrindo mão de um sarcasmo bem eficiente. Observamos claramente este aspecto no trabalho da Yelle quando ouvimos faixas como Ce jeu, que também virou single, Mal poli e Femmes retratando o egoísmo e a má educação masculinos em seu trato com o sexo oposto. Ademais temos Mon meilleur ami, sugere um vínculo com o sex toy da moça, provocando literalmente os homens amizades e o Jogging são outros temas presentes em suas músicas. Vagando pela onda electro-pop, dominada atualmente pelos ingleses como Kate nash e Lilly Allen, Yelle desponta como a representante francófona desse estilo irreverente, e da geração "Fluokid" com seus textos kitsch e humorísticos com fundo dos beats da música eletrônica dos anos 80 e diga-se de passagem seu visual incomum, bem típico das academias de ginástica dessa época. Vale a pena dar uma conferida, especialmente quem curte ritmos oitentistas. É isso. mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Julie_Budet
PS: Ah ela esteve aqui no ano passado apresentando-se uma única vez em Sampa no mês de setembro.


link para download aqui


A cause des garçons Ao vivo no Fête de la Chanson


5 comentários:

Tempero Musical disse...

Bem, eu sempre dou uma chegada em teu blog cê nunca vai no meu. Gostos diversos.
Passei por aqui prá te dizer que tenho visto em alguns blogs uma forma de 'fugir' da fiscalização de links para download. O cara posta vídeos, o texto, etc na mensagem principal e o link prá donwload nos comentários. Como será o primeiro comentário, não tem como acontecer errado. Quando os caras fazem buscas por links que possam 'comprometer' determinado artista, esta busca é só no blog e não nos comentários.
Dica dada, abraço e boa sorte.
Claudia Ka

Ribamar Bezerra disse...

Ou Claudinha, esse danadinho tem me dado tanto trabalho sem flar no trabalho e universidade, desculpa, vou tentar mudar isso, bjo e grato pela visita.

Elvis "Wolvie" disse...

Hahahaha, mas que clipe divertido! Adorei as expressões da Yelle! Ela é boa atriz!
A música é divertida, mas preciso ouvir outras pra saber se gostei mesmo. ^^

fabiomoraes.com disse...

tem varios videos de tecktronick (algo assim) com musicas dela no yotube...

e... como faz pra receber o link!?

Ribamar Bezerra disse...

Ou Fábio eu pensei que tinha deixado claro, kkkkkkkkkkk! vc me manda um e-mail pedido o link, ai ao lado teu meu endereço eletronico pra contato e pedido. ;-)