Pages

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Renan Luce - Le Clan des miros [2008]

A música pop francesa segue realmente uma linha mais própria, cheia de uma peculiaridade, de uma assinatura diferenciada e eu gosto disso. Temos o mais do mesmo também, mas nomes que merecem destaque compõem a meu ver, a grande maioria das produções. É assim com o Renan Luce, que vos apresento aqui, o que ouvi em setembro. Esse é seu segundo trabalho e me agradou mais que o primeiro disco, chamado Repenti de 2006.
Conheci o Renan Luce melhor através de uma canção cantada por ele na Trilha Sonora do filme
Le Petit Nicolas, 2009. Esse disco é morninho, admito, mas depois de algumas audições, não é que me agradou bastante. Tão francês esse rapaz, música suave, com cara de violão e estrada, voz calminha, ambientando um cenário de mansidão musical, ficando na estrada da folk-music e a plantação de trigo dos vídeo-clipes. Mas é legal, letras cheias de história, um pouco de poesia as faixas animadas são mais interessantes, certamente. Renan Luce é francês da gema, como dizemos aqui no Brasil, nascido em Paris mesmo. E aos 31 anos é autor-compositor e intérprete.
Le Clan de Miros foi lançado em outubro de 2009, seguido de dois singles, La Fille de la bande e On n'est pas à une bêtise près, uma versão diferente é apresentada no album do Renan daquela existente na trilha sonora do filme Le Petit Nicolas[2009] e por último a faixa Nantes. Renan Luce começou a turnê de divulgação desse disco em 1º de Outubro de 2009, estendendo-se até 2010, incluindo apresentações no La Cigale, em Paris e no Olympia (lotação completa), contando ainda com uma passagem pelo Québec.
Após um de seus shows no Olympia, Renan recebeu a condecoração de disco
de platina duplo pelo seu Clã de Miros (Le Clan de Miros) e pasmem vocês ficarão, nosso jovem proeminente da folk music francesa está entre os artistas ativistas, declarou apoio ao Cacique Raoni, em sua luta contra a construção da Barragem de Belo Monte. Eu particularmente vivenciei uma experiência desafiante, esses trabalhos de Folk music trazem uma produção pouco convencional a nossos ouvidos, e que desafio prazeroso. Le Clan de Miros é sem dúvida melhor que o álbum anterior do Renan, Repanti de 2006. Esse disco é meio que um conto de fadas, suave, relatos de emoções passadas, anedotas 'abracadábricas' e às vezes comuns também, uma olhadela delirante no cotidiano das coisas muitas vezes é o que encontramos nesse trabalho. O Renan de acordo com confissões posteriores, desejava um álbum produzido e cantado de maneira mais natural possível, preferindo trabalhar com aqueles que o acompanharam em turnês passadas, ao invés de músicos americanos ou um estúdio sofisticado, acho que por isso ficou tão francês esse trabalho. Muito boa decisão meu jovem. Temos muitos elementos positivos nesse disco, das Guitarras 'Brassenianas' e eletrônicas, os violinos com cara de pop inglês e vozes marcantes, cheias de suavidade.
Renan demonstra aqui sua ambição musical, a expansão de seu universo. Além de La fille de la bande, minha preferida do disco, temos outros títulos interessantes a aventura romântica de Nantes, a comédia nacional de Chez Toi, o conto sensual e infantil de La Rue de l'Oiseau-Lyre, o quadro amoroso de Femme à lunnettes, temos ainda o espírito brincalhão e hedonista On n'est pas à une bêtise près. Um verdadeiro entrelace de notas de guitarras, auxiliadas por teclados notórios, e competência nas melodias, a gaita de boca deu um ar bem triste a algumas faixas, mas ainda sim considerei tudo uma experiência memorável. Renan Luce, deixou claro para mim, que seu talento vai além de ser intérprete, mas também ser um bom contador de histórias e poeta de não se jogar fora.


Para evitar problemas com direito autorais, visto já ter oa postagem desse disco deletada resolvi retirar o link, por enquanto enviarei o link por email. Lamento, mas está cada vez mais difícil postar algo aqui, disfarçar os links e colocá-los nos comentários não funcionou. Segue mais uma vez meu e-mail:mitzzrael@gmail.com Aproveitem!!

Confiram la Fille de la bande, Superbe!!!


6 comentários:

Nath disse...

Oi. Ultimamente ando cansada de ouvir músicas em inglês/português e decidi procurar algo em um idioma diferente. Escolhi a música francesa porque gosto da sonoridade do idioma e acabei encontrando teu blog.

O caso é que não entendo nada sobre o assunto e algumas indicações que você postou (e eu procurei no youtube para ver como eram) têm mais batidas e tal. Eu queria ouvir músicas mais doces, de preferência com acompanhamento de piano/violino que não sejam super antigas. Você teria algo para me indicar nesse estilo?

Ótimo blog, beijos.

Ribamar Bezerra disse...

Oi Nath,
não respondi logo pq tinha dúvidas sobre quem indicar, juro! ;-)
Bem, eu lhe sugeriria o Stanislas, tem ois dois Cds dele aqui. Dá um,a conferida ;-)

bjão

Matheus disse...

Oi...
Eu estou estudando francês atualmente, então resolvi baixar umas músicas para eu ir escutando, acostumando com a língua...
Gostei bastante do estilo do Renan Luce, vi outros vídeos no youtube.
Eu queria baixar a música On N'Est Pas A Une Bétise Près, mas não a encontro no 4shared e nem em outro site... Você saberia me dizer onde eu posso baixa-lá??

Obrigado =)

Ribamar Bezerra disse...

Oi Mateus,
música é muito bom pra vc conhecer mais da língua e da cultura, junta-se o útil ao agradável, realmente ^^

Olha essa música é do filme Le Petit Nicolas[2009], dá uma olhada aqui:
http://musikafrancesa.blogspot.com/2010/06/va-le-petit-nicolas-bande-sonore-2009.html

Boa Noite

Mauro disse...

Salut! Merci pour la musique! Enfin je trouvé de bonnes suggestions. Félicitations pour le blog.

Ribamar Bezerra disse...

De rien cher Mauro, c'est un plaisir vous aider et vous offrir de la bonne chanson française. :-)