Pages

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Various - France: The Greatest Songs Ever [2006]

Apesar do título do disco ser em inglês, trata-se sim de uma coletânea exclusivamente francófona. Descobri esse CD no Israbox e achei interessante postá-lo aqui para encerrarmos julho.
Gosto muito e compilações pois sempre descubro gente novo ou me interesso por alguma música em especial. esta agradável coletânea de grandes nomes não pode faltar em nossa cdteca. E eis-lo aqui.
Não posso deixar de falar que uma coletânea com a responsabilidade de representar um país deve conter clássicos e isso é o que não falta. Grandes canções do século XX e XXI e grandes nomes como
Charles Trenet cantando Douce France, La môme Edith Piaf com La vie en rose, Gilbert Becaud com Et Maintenant, Charles Aznavour e Henri Salvador, com a belíssima Jardin d'Hiver, Françoise hardy com Puisque Vous Partez En Voyage e por último Les innocents com Corole, bem alegrinha e atual, uma de minhas preferidas, (descoberta graças a ele) também consta aqui, menos mal. Porém nem tudo são flores e grandes outros nomes não foram inclusos nesta coletânea, portanto incompleta. Eu sugeriria Serge Gainsbourg e ainda Jacques Brel, também esquecido, mesmo não nascidos em França, solidificaram suas carreiras lá e assumiram muito bem o papel de representantes culturais da nação, lamentável. Nomes mais recentes como a bela Patricia Kaas, não figuram aqui, suponho descuido da gravadora com os licenciamentos ou pura falta de sensibilidade? Apenas 12 músicas são impossíveis para dar a dimensão necessária à música francesa, me desculpem o exagero. Ainda sim vale dar uma conferida, o encarte com a uva não é a toa, visto que a gravadora que lançou esta compilação, A Petrol lançou outras de vários países representados todos por frutos ou legumes, bem engraçado, mas criativo. Ainda sim, aconselho a baixar esse disco, eu realmente curti descobri-lo e espero que vocês curtam também.
Gêneros:
Chanson, Easy Listening, Oldies, French pop


Confiram France: Greatest Songs Ever, baixando o CD aqui

Assistam Colore, que significa colorir, uma bela canção realmente!


Nenhum comentário: